A data será comemorada na semana do dia 29 de setembro, quando é celebrado o Dia de São Miguel Arcanjo, protetor dos policiais
A partir de 2023, o calendário oficial de Caxias do Sul terá a Semana Municipal da Segurança Pública e Fiscalização. A data será comemorada na semana do dia 29 de setembro, quando é celebrado o Dia de São Miguel Arcanjo, protetor dos policiais.
O prefeito Adiló Didomenico sancionou a nova lei, de n° 8.867, nesta segunda-feira (24).
Na nova data, poderão ser realizados simpósios, reuniões, fóruns, estudos, seminários, conferências, palestras, exposições, oficinas, debates, campanhas e atividades congêneres, presencial ou virtualmente, realizadas pelo Poder Público, por instituições de ensino, entidades representativas de classe e por organizações da sociedade civil, isoladamente ou em parceria.
Semana Municipal da Pessoa com Deficiência sofre alteração de nomenclatura
Também na tarde de segunda-feira, foi sancionada a Lei n° 8.868, que institui, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que já existe no município, mas que sofre agora alteração de nome por sugestão da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Anteriormente a Lei se intitulava Pessoa Portadora de Deficiência. A terminologia (Pessoa Portadora de Deficiência) está defasada, o termo correto utilizado é “Pessoa com Deficiência”.
A Prefeitura lembra, que a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, acontece sempre no período de 21 a 28 de agosto, com os seguintes objetivos:
:: esclarecer à comunidade quanto às causas da deficiência;
:: promover a integração das pessoas com deficiência, em todos os níveis sociais, e de seus familiares;
:: promover campanhas educativas em escolas, igrejas e centros sociais, visando a prevenção e conscientização quanto à problemática das pessoas com deficiência;
:: promover o intercâmbio de informações com a comunidade, buscando soluções efetivas para as dificuldades das pessoas com deficiência;
:: proceder levantamento anual das ações levadas a efeito, em prol destes.
Estavam presentes nas assinaturas, a vice-prefeita Paula Ioris, os secretários de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva e de Trânsito Transporte e Mobilidade, Alfonso Willenbring Jr. e de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, a diretora de Proteção Social, Suely Rech, os vereadores Alexandre Bortoluz, Tatiane Frizzo e Elisandro Fiuzza e o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPCD, José Carlos dos Reis e integrantes da coordenadoria de acessibilidade.