Valor da uva industrial 15º glucométricos teve reajuste de 6,5%
A partir de 1º de janeiro de 2026, o preço mínimo da uva industrial 15º glucométricos (nível de doçura) passa a ser de R$ 1,80 por quilo. O novo valor representa um reajuste de 6,5% em relação ao preço mínimo vigente em 2025, que era de R$ 1,69 por quilo, e permanece válido até 31 de dezembro de 2026 para os estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
O preço foi fixado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com base em proposta elaborada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e encaminhada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A decisão está oficializada na Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 867, publicada no começo de dezembro.
De acordo com a Conab, a elevação do preço mínimo acompanha o aumento dos custos de produção da uva industrial. Os levantamentos apontam que os principais impactos no custo total ocorreram nos fertilizantes, com alta de 6,2%, no uso de tratores e colheitadeiras, que registraram aumento de 11,8%, nos agrotóxicos, com elevação de 13,4%, e na mão de obra, que apresentou crescimento de 21,2%.
Os preços mínimos agrícolas são definidos antes do início da safra seguinte e têm como finalidade garantir uma remuneração mínima aos produtores, além de orientar as decisões de plantio. A política também sinaliza o comprometimento do poder público em adquirir ou subvencionar produtos agrícolas sempre que os preços praticados no mercado ficarem abaixo do mínimo estabelecido.