Esta deverá ser uma das maiores exposições de pôneis do Brasil
Os pôneis chegam à Expointer deste ano batendo recorde entre os equídeos. São 217 animais inscritos, totalizando um aumento de 112,75% em relação a 2024, quando estiveram na feira 102 animais. Neste ano, devem participar também da exposição criadores de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
Jonatan da Costa, do Haras Pôneis.com, de Rio do Sul, Santa Catarina, é um deles. Vem com 12 animais, o máximo permitido por criador. A história de Jonatan com a raça é recente, mas já tem muito para contar. Tudo começou com o desejo da filha Ana Clara, de 6 anos, de ter um pônei. Em 2019, veio para a Expointer como visitante e comprou mais um animal para compor um casal e a partir daí a criação só aumentou. Hoje conta com um plantel de 70 animais e algumas medalhas, como a de grande campeão da Expointer 2022.

“A expectativa é muito grande, de participar desta enorme feira que é a Expointer e também de saber que teremos criadores de outros estados, o que vai permitir muitas trocas”, afirma Jonatan.
Distante cerca de 700 quilômetros de Rio do Sul, em Caieiras, grande São Paulo, o criador Luiz Roberto da Silva Júnior, do Haras São Pedro, vai trazer junto com outros dois criadores do Núcleo Paulista do Pônei Brasileiro (NPPB) 32 animais para a Expointer.
“A expectativa é grande, principalmente por colocar nossos animais em competição com animais que a gente nunca competiu, e isso é um aprendizado para a gente”, destaca Luiz, que também é presidente do Núcleo Paulista da ABCC Pônei. O Núcleo vem pela primeira vez participar da feira. “Nós queremos conhecer a feira, que tem um movimento bacana, com bastante espectadores. A gente valoriza estes eventos que agregam participação do público”, afirma. Luiz cria pôneis desde 1994 e tem um plantel de 120 animais.
A presidente do Núcleo de Criadores de Pônei do Rio Grande do Sul da ABCC Pônei, Flávia da Costa Gama, está confiante. “Esta deverá ser uma das maiores exposições de pôneis do Brasil. Pretendemos manter e cada vez mais aprimorar nossas exposições trazendo ainda mais os criadores do resto do Brasil para partilharem conosco a experiência de viver a Expointer”, destaca.
Os pôneis vão ter julgamento de classificação entre os dias dois e quatro de setembro, quando ocorre a final, na pista ao lado do Pavilhão dos Pôneis. No dia 06 de setembro estão previstas provinhas e brincadeiras.
Cavalo Árabe
O cavalo árabe vem com novidades. São 74 animais inscritos da raça e mais quatro da raça Anglo-Árabe, que não participa de uma Expointer desde 1989.
A criadora Ana Cláudia Silveira Netto Dondé, do Haras El Aduar, de Osório, começou a criação neste ano de 2025, a primeira de Anglo-Árabe do Rio Grande do Sul, segundo ela, e já resolveu levar os animais para a feira. “Sempre fui apaixonada por essa raça. É uma raça tão completa como o árabe, mas também pode ser usada no hipismo clássico pela sua altura”, destaca. Vão ser quatro animais, sendo um garanhão, Araçaí Rach, campeão nacional da raça Anglo-Árabe e campeão de enduro, inscrito em parceria com o Rach Stud, e três fêmeas.
“Meus animais estão sendo treinados para rédeas, que é uma nova modalidade que espero abrir para o Anglo árabe e o puro sangue árabe “, conta Ana. O Anglo-Árabe é um cavalo de desporto versátil, resultante do cruzamento do Puro-Sangue Árabe e do Puro-Sangue Inglês e é originário da França.
De acordo com a diretora de Marketing da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA), Ana Paula Quintela, o Campeonato Domados do Pampa, destaque da raça, vai ter 80% de mulheres e 50% dos inscritos estão na categoria jovem. “O campeonato se consolida como uma das principais vitrines da raça no país, tendo um papel fundamental no fomento esportivo, revelando talentos e fortalecendo a base do esporte”, afirma. As competições contemplam diferentes modalidades e categorias, reunindo atletas de todas as idades e níveis de experiência.
Os equídeos têm 1033 animais inscritos na Expointer de 10 raças diferentes. A maior participação é dos cavalos crioulos, com 478 animais.