Associação criminosa teria furtado cerca de 30 carros em três meses na cidade
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou na quarta-feira (12) e na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Chave Mestra, que identificou e desmantelou uma associação criminosa responsável por furtar cerca de 30 veículos em apenas três meses na cidade de Caxias do Sul.
A investigação contou com a troca de informações e ações conjuntas do 12º Batalhão da Brigada Militar (BM), 4º Batalhão de Polícia de Choque e Detran-RS, que, durante o período das investigações, auxiliaram na identificação de integrantes e recuperaram diversos veículos e peças de carros que haviam sido furtados.
Segundo a Draco, o grupo criminoso era especializado no furto de automóveis com mais de 20 anos de uso, geralmente utilizando chave micha. Logo após, os criminosos retiravam pneus, baterias e outras peças para revender a lojas, reciclagens e pessoas interessadas em produtos mais baratos.
No cumprimento da operação, cinco criminosos integrantes do grupo foram identificados e confessaram suas participações no esquema. Com isso, a autoridade policial solicitou a prisão preventiva sendo negadas pelo Ministério Público e Poder Judiciário.
Durante três meses de investigação, foram realizadas nove prisões em flagrante, porém todos os detidos foram ganharam liberdade e voltaram a praticar crimes dessa natureza. Além disso, também foram realizadas quatro fiscalizações em Centros de Desmanche de Veículos, juntamente com o Detran. Um deles foi interditado, pois atuava em situação irregular.
De acordo com a Polícia, outros grupos criminosos praticantes da mesma modalidade de crime estão sendo monitorados e sofrerão as sanções penais no momento oportuno.