Hiago Morandi foi o vereador mais votado da história de Caxias
Foi protocolado, nesta quarta-feira (29), um pedido de abertura do processo de cassação do mandato do vereador caxiense Hiago Morandi (PL). O documento foi protocolado pelo cidadão Paulo Rodrigo Toledo Inda, que é filiado ao PSOL e é vice-presidente do partido na cidade. Vale lembrar que Hiago Morandi foi o vereador mais votado da história de Caxias, com 11.304 votos.
Na defesa pelo impeachment o requerente cita uma conduta incompatível com o decoro parlamentar e atentatória à dignidade humana. Toledo cita que o vereador expôs publicamente (nas suas redes sociais) um homem em situação de rua e usuário de drogas. No texto também é citado que o posicionamento do vereador reforça o preconceito e a marginalização de pessoas sem teto (e que estão em condição de rua), desreitando a Constituição Federal. No documento é citado que é comum, nas redes sociais de Lorandi, a publicação de vídeos em que o mesmo aparece “humilhando e promovendo sensacionalismo” ao filmar pessoas em vulnarabilidade.
Embasado pelo decreto-lei n° 201/1967, o pedido solicita instauração de processo disciplinar para apurar a conduta do vereador, leitura da denúncia em plenário e consulta aos vereadores sobre recebimento e a aplicação de penalidades cabíveis caso seja confirmada a prática de conduta incompatível.