Confira as formas de pagamento disponíveis para esta nova modalidade de pedágio
Nesta sexta-feira (15), iniciam as operações do pedágio free flow no km 108,2 da ERS-122 em Antônio Prado. A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha realiza os últimos ajustes para assegurar uma operação eficiente. Com a tecnologia, a circulação pelos trechos abrangidos promete se tornar mais fluída, eliminando a necessidade de paradas ao longo do percurso.
O pedágio funcionará através da leitura das placas o que permitirá a entrada dos veículos no sistema, que também identifica a quantidade de eixos rodantes e suspensos. Com base nisso, é gerada a cobrança correspondente ao veículo e aos trechos percorridos. Quando a placa é identificada corretamente, o valor devido ficará disponível para pagamento. As imagens passarão por revisão humana, caso as câmeras tenham algum problema para identificar as placas e, somente após a confirmação, a cobrança será registrada no sistema.
FORMAS DE PAGAMENTO
A tarifa será mantida no valor de R$ 8,30 e para efetuar o pagamento os usuários poderão utilizar uma Tag no para-brisa de seus veículos e ao passar pelo pórtico a cobrança e o pagamento serão feitos automaticamente. Ela pode ser adquirida através de instituições financeiras e empresas privadas que podem ser acessadas aqui.
Também haverá a possibilidade de pagamento em até 15 dias por meio do site da concessionária CSG ou pelo aplicativo CSG FreeFlow, disponível para Android e iOS. Ambos permitem pagamentos com ou sem cadastro, por cartão de crédito e pix.
Estas formas de pagamentos darão 5% de desconto podendo chegar até 20% (válido apenas no mês em que a quantidade de passagens necessárias for atingida).
Para quem tiver dificuldades em efetuar o pagamento, a CSG disponibilizará bases de atendimento ao usuário com pessoas habilitadas para auxiliar os motoristas a realizar o pagamento em um totem no local.
As bases estão instaladas na praça de pedágio de Portão, de forma temporária, em breve em capela de Santana, em Bom Princípio, próximo ao km 136, em Farroupilha na RSC-453, na praça de pedágio de Flores da Cunha e na praça de pedágio de Ipê.
PENALIDADES
Se o motorista passar pelo pedágio e não efetuar o pagamento em nenhuma das formas disponíveis, dentro do prazo estipulado de 15 dias, configurará uma infração de trânsito no valor de R$195,23 reais e o registro de cinco pontos na CNH.