Solenidade terá missa presidida pelo bispo de Bagé, Dom Cleonir Dallbosco e procissão luminosa até a Gruta
No próximo sábado (31), a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado celebra 125 anos de fundação. A programação comemorativa inicia às 19h, com missa solene na Igreja Matriz, presidida pelo bispo da Diocese de Bagé, Dom Cleonir Dallbosco. Logo após, os fiéis participarão de uma procissão luminosa até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. A comunidade é convidada a levar uma vela e uma flor para a caminhada de fé.
O momento festivo contará ainda com confraternização no salão da Gruta, onde serão comercializados macarrão no pote com molho de salame, bebidas e docinhos. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na secretaria paroquial até sexta-feira (30), pelo valor de R$ 10,00. Toda a comunidade, bem como os movimentos, pastorais e serviços da paróquia, estão convocados a participar deste momento de ação de graças, que traz como lema: “125 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado “Peregrinos para a casa de Deus”.
Uma história de fé e comunidade
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi oficialmente criada em 31 de maio de 1900, por Decreto de Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, então arcebispo do Rio Grande do Sul. Sua origem, porém, remonta à chegada do primeiro sacerdote fixo da Colônia de Antônio Prado, Padre Alessandro Pelegrini, em outubro de 1888. Na ocasião, a Colônia foi elevada a Curato.
A primeira missa foi celebrada no barracão dos imigrantes. A partir dali, iniciou-se a construção da capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário e de capelas nas comunidades do interior. Com a mudança do traçado urbano em 1891, a Igreja foi transferida para o local atual, sendo concluída em alvenaria em 1897. Na mesma época, houve a troca do padroeiro para o Sagrado Coração de Jesus.
Em 1897, assumiu o Pe. Carmine Fasulo, que foi responsável por impulsionar a vida religiosa local, culminando na criação da Paróquia. Durante os anos seguintes, foram criadas importantes organizações como a Pia União das Filhas de Maria e a Irmandade do Santíssimo Sacramento. Chegaram também as Irmãs de São José de Chambery, que fundaram um colégio paroquial.
Outro marco importante foi a chegada dos três sinos da Itália, em 1911, que seguem em uso no campanário ao lado da Igreja Matriz. A década de 1920 foi marcada pela vinda dos Irmãos Maristas e pela grande reforma da Igreja Matriz, que recebeu o atual formato de cruz latina, vitrais e belíssimos ladrilhos.
Com a criação da Diocese de Caxias do Sul, em 1934, a Paróquia passou a integrar a nova divisão eclesiástica. Ao longo do século, a comunidade paroquial teve papel relevante tanto na dimensão religiosa como social, com a criação de escolas, hospitais, cooperativas e diversas ações de assistência.
Nas últimas décadas, a Paróquia manteve sua tradição de forte participação comunitária, ampliando a atuação em bairros urbanos e no interior, bem como investindo na preservação do patrimônio histórico da Igreja Matriz, tombada pelo IPHAN.
Fonte: Paróquia Sagrado Coração de Jesus