Medida estadual visa auxiliar os produtores que há dois anos enfrentam situação de emergência provocada pela estiagem
Foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, no último dia 6, a anistia do pagamento referente ao milho retirado em setembro do ano passado no programa Troca-Troca de semestres.
Conforme a resolução FEAPER nº 003/2023, o subsídio, que até então era de 28%, passa agora a ser de 100% para todos os agricultores/entidades. Com esse benefício, os produtores não precisam mais fazer o pagamento das parcelas relacionadas às sementes entregues para cultivo dos planos Safra e Safrinha.
A medida visa auxiliar os produtores que há dois anos enfrentam situação de emergência provocada pela estiagem e tiveram prejuízos na produção de grãos, principalmente do milho, na safra 2022/2023.
O Programa Troca-Troca de Sementes, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, promove o fomento ao cultivo de milho e sorgo no Estado, tendo como objetivo disponibilizar sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos ou silagem para agricultores familiares.