Os interessados em aprender sobre atuação, dança, coreografia e até mesmo escrita devem preencher o formulário disponível na matéria
Um ciclo de oficinas de teatro serão oferecidas de forma gratuita para pessoas com 16 anos ou mais, em Caxias do Sul. A programação tem o objetivo de instrumentalizar profissionais das artes cênicas do município e será dos dias 03 até 24 de novembro.
Para os amantes de teatro, a realização é de dois já conhecidos festivais da cidade, o Caxias em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas e o Téti Festival de Arte e Cultura para a infância.
O objetivo dos promotores do curso, o Instituto Estadual das Artes Cênicas (IEACen), vinculado a Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), é fomentar o ecossistema dos festivais de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul, através do estímulo ao eixo formativo dos mesmos.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 02 de novembro por meio de formulário. (clique aqui para preencher)
Todas as oficinas oferecerão certificação de participação.
Serviço:
:: IAECen, Caxias em Cena e Festival Téti apresentam: Oficinas gratuitas de Artes Cênicas;
:: Inscrições: até o dia 02 de novembro;
:: Data: de 03 a 24 de novembro;
:: Informações: (54) 3901-1316 (ramal 205)
PROGRAMAÇÃO DE TODAS AS OFICINAS OFERECIDAS:
:: Oficina: Escrever para crianças e jovens – Novos e velhos desafios com Luciana Comin
Data: 03, 10, 17 e 24 de novembro
Horário: 19h30 às 22h
Formato Online
Sobre: Oficina teórico prática voltada para artistas e educadores que querem ampliar seu repertório de narrativas para as infâncias e juventudes e exercitar a prática da escrita criativa a partir de exercícios de escrita e reescrita. O objetivo é estimular a criação de novas narrativas para esse público, levando-se em consideração atravessamentos históricos e políticos, vivências e saberes, nos quais se situam as artes para infância e juventude, além das discussões sobre gênero, raça e sexualidade, representados nas obras para pequenas e jovens audiências. Serão lidos e analisados trechos de textos produzidos recentemente no Brasil, Portugal, América do Norte e Sul, fomentando a discussões acerca das temáticas, abordagens e formatos dramatúrgicos. A cada encontro serão propostos exercícios práticos que servirão de suporte para o desenvolvimento de cenas curtas produzidas pelos alunos e alunas.
:: Oficina de Dança: Composição Coreográfica com Matheus Brusa
Data: 05 de novembro
Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 18h30
Local: Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho – Sala da Cia. Municipal de Dança
Formato Presencial
Sobre: Compreensão acerca das possibilidades de entendimento da dança através da contemporaneidade; Aquecimento articular; Partituras coreográficas de chão envolvendo questões técnicas desta vertente; Desenvolvimento cartográfico a partir de conceitos específicos; Estruturação de corporeidades distintas conforme os conceitos propostos; Conscientização dos fatores envolvidos que moldam a dramaturgia corporal e cênica; Conscientização das qualidades de movimento desenvolvidas nas cartografias propostas em aula com intuito de valorizar as mesmas, ampliando as diferenças e potências, entre outros.
:: Oficina: Processos de Criação em Dança Inclusiva/Contemporânea com Cristian Bernich
Data: 05 e 06 de novembro
Horário: 14h às 18h e 9h às 12h
Local: Biblioteca Parque – Largo da Estação Férrea
Formato Presencial (com transmissão online no canal da Secretaria da Cultura)
PÚBLICO-ALVO: Pessoas com deficiência, artistas da área da dança, artes visuais, fotografia, produção de audiovisual-cinema e demais interessados em processos de criação em linguagens não verbais.
:: Oficina de Circo/Teatro: A Corporeidade do ator na poesia do espaço com Claudia Severo
Data: 05 e 06 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho – Salão de Artes
Formato Presencial
Sobre: Contribuir de forma prática para que o atuador desenvolva sua potência artística através da corporeidade como o cerne da criação e como veículo para uma escritura cênica e tendo como princípio fundante a ideia do atuador-criador.
Foto de capa: Rodrigo Rossi/Assessoria Prefeitura de Caxias do Sul