Leão XIV concedeu bênção à multidão na Praça São Pedro
Em um momento histórico para a Igreja Católica, o novo Papa Leão XIV fez sua primeira aparição pública na sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, na tarde desta quinta-feira (8), minutos após o anúncio oficial do Habemus Papam. Ovacionado por milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, o pontífice saudou o mundo e concedeu a tradicional bênção apostólica Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo).
Em clima de comoção, o novo Papa apareceu vestido com a batina branca e acompanhado por cardeais, acenando à multidão antes de dirigir suas primeiras palavras ao povo católico. Durante sua fala, o Papa agradeceu a confiança dos cardeais, pediu orações e expressou seu desejo de servir com humildade, paz e amor.
“A paz esteja com todos vocês! Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse em seus corações, chegasse às suas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja com vocês!”, afirmou, em italiano, o novo papa.
A identidade do novo pontífice havia sido anunciada instantes antes: Robert Francis Prevost, de nacionalidade norte-americana, que escolheu ser chamado de Papa Leão XIV. Sua eleição aconteceu após o conclave iniciado em razão da morte de Francisco, no último dia 21 de abril.
A agenda do novo Papa para os próximos dias inclui reuniões com os cardeais, a celebração da Missa de Início do Pontificado na semana que vem e os primeiros compromissos oficiais com líderes religiosos e representantes internacionais.