Trânsito na ponte deve ser liberado ainda neste sábado (21)
Foi inaugurada neste sábado (21), a nova ponte sobre o Rio Caí, no km 175 da BR-116. A obra, concluída em apenas 223 dias após o colapso da ponte anterior, restabelece de forma definitiva a ligação entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, um dos principais eixos econômicos e turísticos da Serra Gaúcha.
A cerimônia de inauguração aconteceu próximo à cabeceira da ponte, no lado de Caxias do Sul, e reuniu autoridades como o governador Eduardo Leite, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além de prefeitos e parlamentares.
Com menos de 180 dias de obras, a nova ponte foi entregue com dois meses de antecedência em relação ao prazo previsto. O investimento, realizado pela União por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi de R$ 31 milhões. Projetada para maior durabilidade e segurança, a estrutura substitui a antiga ponte, construída em 1941 e que serviu a região por mais de 80 anos antes de ser destruída pelas enchentes de maio deste ano.
O corte de uma fita simbólica no centro da estrutura marcou oficialmente a entrega da ponte, que deve ter o tráfego liberado ainda neste sábado. Durante a solenidade, o governador Eduardo Leite destacou a importância da obra para a retomada do desenvolvimento na região:
a circulação nessa região, a partir desta ponte, melhora muito. Sabemos que ainda há dificuldades a serem superadas, como bloqueios parciais, mas é fundamental que a gente possa retomar o trânsito na ponte. Vamos trabalhar junto com o governo federal, para que a gente tenha, ao longo de 2025, o restabelecimento de cada um dos trechos que foram afetados pelas enchentes de maio deste ano”, afirmou o governador.

A nova ponte restabelece uma ligação essencial para a economia e o turismo da Serra Gaúcha, permitindo a normalização do transporte de mercadorias e da mobilidade dos moradores e visitantes. Durante o período de construção, a Ponte da Cooperação, inaugurada em 20 de setembro como uma solução provisória, garantiu o tráfego entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul.