Baixo nível dos níveis dos paços artesianos acendeu alerta e novas ações de controle do uso da água podem ser tomadas nos próximos dias
Uma reunião realizada na tarde da última sexta-feira (20), na Prefeitura de Nova Pádua, reafirmou a necessidade de evitar o desperdício de água no município e anunciou a criação de um cronograma de racionamento de água na cidade. O encontro reuniu o prefeito Danrlei Pilatti, a presidente da Câmara de Vereadores Giseli Boldrin Rossi, secretários municipais, além do presidente da Sociedade de Abastecimento de Água de Nova Pádua, Osmar Boniatti e o secretário da entidade, Roberto Boldrin.
Nos próximos dias, a diretoria da Sociedade de Abastecimento estará divulgando um cronograma de racionamento de água durante a noite. Caso essa ação, juntamente com o uso racional da água pela população não sejam suficientes para amenizar a situação, no decorrer da próxima semana, a Administração Municipal emitirá um Decreto de Emergência com restrições que deverão ser seguidas pela comunidade paduense. Em caso de descumprimento, mediante fiscalização do órgão competente, os munícipes serão notificados.
A prefeitura divulgou uma lista de atividades que devem ser interrompidas ou repensadas para gerar economia de água, tais como: lavar calçada, carro e molhar a grama, por exemplo. Além disso, é importante que a comunidade crie o costume de desligar a torneira enquanto escova dos dentes, conserte vazamentos de torneiras e mangueiras com vazamento, não lave a louça com a torneira aberta, e ligue a máquina de lavar roupa ou tanque com a capacidade total, molhe as plantas com regador, entre outros cuidados.