Perimetral terá bloqueio total na pista de subida a partir das 6h desta sexta-feira (23)
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) inicia nesta sexta-feira (23) a terceira etapa da implantação do sistema de macrodrenagem pluvial e cloacal na Avenida Bruno Segalla (Perimetral Sul), bairro Salgado Filho, em Caxias do Sul. A fase envolve a travessia das novas galerias sob a rodovia, exigindo o fechamento completo das pistas no sentido leste-oeste (subida).
Segundo o diretor-presidente do Samae, João Uez, a empresa contratada deve manter as frentes de trabalho em funcionamento contínuo, inclusive madrugadas e fim de semana prolongado do feriado de Nossa Senhora de Caravaggio, “ligando as máquinas na manhã de sexta e desligando apenas na conclusão da travessia”, a fim de liberar ao menos uma pista de subida até a sexta-feira seguinte (30), caso não haja grande volume de rocha no subsolo.
A média de circulação naquele trecho da Perimetral é superior a 20 mil veículos por dia.
Como fica o tráfego
- Trecho liberado – A pista de descida (bairro → BR-116) volta a operar normalmente a partir das 7h desta sexta, após a Codeca concluir a pavimentação e a SMTTM implantar a sinalização.
- Bloqueio total na subida – Para executar a travessia, não é possível manter meia pista aberta. O desvio para quem vem pelo Centro pela avenida São Leopoldo será feito pelas ruas Sapucaia (no semáforo) ou Antônio Berti; já quem chega da BR-116 deve usar as vias Fernando Francisco Kaller, Erna Sirtoli Uez e Antônio Gomes Maciel até retornar à Perimetral.
- Agentes de trânsito devem permanecer no local, sobretudo na avenida São Leopoldo, nos primeiros dias da mudança.
Investimento e benefícios
A obra de macrodrenagem é fiscalizada pelos engenheiros do Samae e da Secretaria Municipal de Obras (SMO). O investimento total do Samae é de R$ 7,4 milhões para implantação de 615 metros de tubos com o objetivo de solucionar o problema de alagamentos na Zona Sul da cidade. A nova rede irá beneficiar entre 30 mil a 40 mil moradores dos bairros São Leopoldo, Centro, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kayser, Salgado Filho e São Pelegrino.
Desde agosto de 2024, a obra avança por um terreno de rochas maciças. Na etapa anterior, iniciada em janeiro, foi necessário recorrer a detonações controladas para romper o basalto, o que alongou o cronograma previsto para fevereiro. A travessia que começa agora é apontada pela autarquia como a mais crítica, justamente por não existir margem para desvio dentro da própria rodovia e para evitar o corte de cerca de 60 árvores para criar pistas provisórias.
Concluída a travessia, a obra entra na quarta e última fase, já dentro de área privada (estacionamento da Pizzaria Belgrano), sem novas interferências no tráfego. Até lá, o Samae pede que os condutores planejem rotas alternativas e respeitem a sinalização temporária.