Estrutura tem capacidade para transportar até 15 veículos leves entre Santa Tereza e São Valentim do Sul
A balsa sobre o Rio Taquari na localidade de Santa Bárbara, entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, deve ser vistoriada na quinta-feira (8) e, se a inspeção resultar em aprovação, a travessia deve ser retomada na sexta-feira (9). A previsão é da Secretaria de Logística e Transporte do Estado (Selt).
A intenção inicial era que a balsa voltasse a operar ainda no final de julho. As comunidades estão sem ligação desde a enchente histórica de maio.
A nova balsa tem 24 metros de comprimento por 9 metros de largura, com 216 metros quadrados de área. A estrutura antiga transportava até 30 veículos e nova tem capacidade reduzida, transportando até 15 veículos leves.
Vale lembrar que a balsa antiga, que havia sido instalada em janeiro, depois da cheia de setembro de 2023, foi arrastada pela nova cheia de maio de 2024. Esta balsa ficou bastente conhecida por, durante a cheia do Taquari, ter colidido com a ponte da BR-386, entre Lajeado e Estrela.
NOVA PONTE SOBRE ERS-431
A ponte que ligava as cidades de Santa Tereza e Bento Gonçalves com São Valentim do Sul, no km 22 da ERS-431, foi levada pela enchente de setembro de 2023. Em julho, a empresa Vereda Engenharia Ltda venceu a licitação para construir a nova travessia. Com investimento público previsto em R$ 31,3 milhões, a obra ainda não saiu do papel.