Ainda no ano anterior, contratadas por empresa terceirizada, as merendeiras trabalhavam sem saber se iam receber salário
Nesta segunda-feira (30) comemora-se o Dia da (o) Merendeira (o). Após anos trabalhando com a insegurança de não saber se iam receber o salário em dia, as (os) profissionais de Caxias do Sul aprovam a atual gestão da Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul), que assumiu as 83 escolas atendidas pelo município desde o segundo semestre de 2022.
No total, são 186 merendeiras (os) que trabalham nas escolas e em outros quatro pontos administrativos da Secretaria Municipal da Educação (SMED), atendendo a mais de 34 mil estudantes e cerca de 3,5 mil servidores.
Agora como funcionários concursados da Codeca, os profissionais comemoram. “É tranquilizador. Antes não sabíamos quando íamos receber. Todo mês deixávamos a escola para ir na empresa, no sindicato, em busca do salário sem saber se iam pagar. Agora é tudo pago certinho!”, conta Rochele Casagrande, 50 anos, merendeira na EMEF Rosário de São Francisco.
Sua fala é reverberada pela vice-diretora da manhã, Eliane Soares Frigeri. “Agora não tem a ansiedade de antes, é tudo estável, tudo pago em dia. Houve tempo que os professores precisaram servir a merenda, porque elas (as merendeiras) tinham que sair pra buscar o pagamento, sem saber se iam receber”, relembra. Também da Rosário, Jane Preto, de 61 anos, merendeira desde 2014, comemora. “Logo me aposento e com meus direitos garantidos por estar numa empresa como a Codeca”.
Na EMEF Senador Teotônio Vilela o sentimento é o mesmo. “A relação que temos Escola/Codeca é muito diferente das empresas terceirizadas. Temos facilidade de comunicação e agilidade no atendimento. E o nosso Fabiano é proativo, disposto, dedicado e tem uma visão além do trabalho básico”. A diretora Paula Anselmi se refere ao merendeiro Fabiano da Costa Aguiar, de 44 anos, que também passou pelos dois processos de contratação oferecidos pela Codeca. Ele é um dos profissionais que servem a merenda para a criançada na escola. “A Codeca é uma empresa que dá oportunidade de crescimento, que valoriza o funcionário. Eu amo cozinhar, estar na cozinha, então estou muito feliz aqui”, comemora. Num universo feminino, Fabiano é um dos quatro merendeiros da rede.
Codeca assumiu papel até função até então executada por empresas privadas
A Codeca assumiu como prestadora dos serviços de alimentação e higiene na rede municipal de ensino em julho de 2022. Por meio de um processo seletivo emergencial foram contratados 432 profissionais. No início de 2023, a Codeca realizou um concurso público para o preenchimento destas vagas.
Antes disso, duas empresa, a GFG e a Work Serviços de Limpeza, tiveram o contrato com a Prefeitura encerrado por descumprimento do termos devido ao atraso nos pagamentos dos trabalhadores.

Fotos: Fabiana de Lucena/ Assessoria Codeca