O DIU de cobre possui duração de até 5 anos e pode ser retirado a qualquer momento
A partir deste ano a Secretaria Municipal de Saúde de Antônio Prado está ofertando as mulheres gestantes a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre logo após o parto, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo explica a secretária de Saúde, Meliny Dalla Bona Gallio a gestante deve manifestar o interesse em colocar o método contraceptivo até três meses antes do parto e deverá assinar um termo autorizando a sua colocação.
O procedimento é realizado no Hospital São José (HSJ), o método possui a duração de até 5 anos e caso a mulher opte por retirá-lo antes poderá fazê-lo a qualquer momento. “Este método é mais uma opção para as pacientes que ao sair do parto com um bebê para cuidar não precisem se preocupar com a manutenção frequente de seu método contraceptivo”, salienta Meliny.
Atualmente o DIU de cobre já e ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e o procedimento é realizado pelo médico ginecologista de cada Unidade após marcada consulta e realizados exames necessários.
Conforme o Ministério da Saúde, o DIU de Cobre é um método contraceptivo de alta efetividade, sendo acima de 99%, índice maior ao da pílula anticoncepcional. Ele pode ser inserido em qualquer momento da vida reprodutiva, inclusive em mulheres que não tiveram filhos, desde que esteja descartada a possibilidade de gravidez.
A colocação do dispositivo é rápida e pode ser feita no consultório do ginecologista. Lá, o médico poderá oferecer anestesia para a paciente, ainda que isso não seja necessário em todos os casos.
Com a ajuda de um espéculo para favorecer a visibilidade, o médico vai inserir o dispositivo dentro do útero, a partir da abertura do canal no colo uterino. É possível que nesse momento a paciente sinta uma pressão e uma certa cólica e medicamentos podem ser prescritos para uso antes da inserção.