Natural de Antônio Prado, Golin também presidiu o Sindilojas e foi candidato a vice-prefeito de Caxias em 2004
Morreu no final da noite desta quarta-feira (28), aos 75 anos, o ex-presidente do Sindilojas e da Festa da Uva de Caxias do Sul, Ricardo Golin. O empresário, nascido em Antônio Prado, deixa a esposa e três filhos. O velório de Golin está acontecendo nesta quinta-feira (29), na Capela A do Memorial São José e a cremação será às 16h30min.
Uma nota de pesar divulgada pela Prefeitura de Caxias (confira a nota completa abaixo) expressa solidariedade aos familiares e amigos e, ao mesmo tempo, recorda a grande trajetória política de Ricardo. Em sua vida pública, assumiu a presidência da Festa da Uva nas edições do evento ocorridas em 1998 e 2000.
Também presidiu o Partido Progressista (PP), onde, atualmente era presidente de honra. Pelo PP, foi candidato a vice-prefeito em 2004, ao lado do professor Ruy Pauletti. Na ocasião, a chapa recebeu quase 45 mil votos, ficou em terceiro lugar e não foi para o segundo turno. José Ivo Sartori foi eleito prefeito naquele ano.
Em 2022, concorreu como primeiro suplente na chapa da candidata ao senado Comandante Nádia, que também não foi eleita.
Como liderança empresarial, esteve à frente do Sindilojas por duas gestões, de outubro de 1994 a outubro de 2000. Recebeu da entidade o troféu O Mercador em 2000, na categoria Reconhecimento Público, pelo seu trabalho em prol do comércio e da Festa da Uva. Ainda, foi diretor da Fundação Caxias e era proprietário da RG Estacionamentos.
Nota de pesar da Prefeitura de Caxias do Sul
A Prefeitura de Caxias do Sul lamenta profundamente o falecimento do presidente das edições de 1998 e 2000 da Festa da Uva, Ricardo Golin, ocorrido quarta (28.02). Ele era empresário, filiado ao PP, partido que presidiu e atualmente era presidente de honra. Golin também foi uma liderança no meio empresarial. Foi presidente do Sindilojas por duas gestões, de outubro de 1994 a outubro de 2000. Recebeu da entidade o troféu O Mercador em 2000, na categoria Reconhecimento Público, pelo seu trabalho em prol do comércio e da Festa da Uva. Ainda, foi diretor da Fundação Caxias e era proprietário da RG Estacionamentos.
Ricardo Golin deixa a esposa e três filhos. Nesse momento de dor, o município se solidariza com os familiares e amigos por essa irreparável perda.
O velório está sendo realizado no Memorial São José e a cremação será às 16h30 desta quinta (29.02).