A Papudinha, como é conhecido o 19º Batalhão da Polícia Militar, fica próximo ao Presídio da Papuda
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar – PMDF, conhecido como Papudinha.
O batalhão fica localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, também no Distrito Federal. Bolsonaro deverá ser alocado em uma sala de Estado maior no local. Conforme o STF, a cela que será ocupada por Bolsonaro é igual a que Anderson Torres cumpre pena. Vale lembra que o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro também foi condenado por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Moraes também determinou que Bolsonaro tenha “assistência integral, nas 24 horas, dos médicos particulares anteriormente cadastrados, sem necessidade de comunicação prévia”.
O ministro também autorizou que o deslocamento imediato de Bolsonaro para os hospitais em caso de urgência, contanto que haja comunicação com o STF no prazo máximo de 24 horas da ocorrência.
Bolsonaro também poderá realizar sessões de fisioterapia nos horários e dias da semana indicados pelos médicos, com prévio cadastramento do fisioterapeuta e comunicação ao STF. Ele também receberá diariamente alimentação especial, devendo a defesa indicar o nome da pessoa que ficará responsável pela entrega das refeições. Ele poderá receber visitas da esposa e dos filhos uma vez por semana. Também continua o direito a assistência religiosa com o bispo Rodovalho e pastor Thiago Manzoni.
COMO É A PAPUDINHA
Mais conhecido como Papudinha, o 19º Batalhão da Polícia Militar – PMDF, está localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília/DF. No local há alojamento para presos – que costumam ser militares – e locais para descanso dos PMs que estão em serviço. O local tem capacidade para até 60 presos, limite que costuma ser respeitado, não havendo notícias recentes de superlotação.
A PMDF recebeu, em junho de 2025, uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para obras de melhoria dos alojamentos onde ficam os policiais que estão trabalhando. No que se refere à reforma do espaço destinado aos presos, a última ocorreu em 2020.