Ele caiu de uma árvore na espera por javalis
Um caçador de Caxias do Sul morreu após cair de uma árvore no interior de Vacaria, no início da madrugada deste sábado. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Vacaria, ele estava na espera por javalis, quando sofreu a queda de aproximadamente 12 metros de altura, em um local íngreme (área montanhosa). Após as buscas, a equipe localizou o homem já em óbito, em área de difícil acesso e vegetação densa.
A Polícia Civil e os bombeiros foram acionados, por outras pessoas que estavam na caça, por volta de 1h. O Instituto-Geral de Perícias também foi ao local averiguar as circunstâncias do acidente. Sabe-se que o homem subiu alguns metros na árvore para ter melhor visão e atingir melhor o alvo.

De acordo com os bombeiros, o local apresentava declividade acentuada de cerca de 80 metros, o que exigiu a aplicação de técnicas específicas de resgate em terreno íngreme. Foi montado um sistema de ancoragem na parte superior da encosta, possibilitando o deslocamento controlado da maca. O resgate ocorreu em duas etapas: 80 metros de descida íngreme e aproximadamente 80 metros de deslocamento em terreno plano até a lavoura.
SOBRE A CAÇA DE JAVALIS NO BRASIL
A caça de javalis e porcos selvagens é permitida no Brasil, especialmente em áreas rurais onde esses animais são considerados uma praga, por provocar destruição e prejuízo para produtores rurais e pecuaristas. Entretanto, é necessário obter autorização do Ibama. Para obter uma licença de caça, o interessado deve primeiro se cadastrar no CTF/APP do Ibama, obter o Certificado de Regularidade e a Autorização de Controle do SIMAF, que permite o manejo de espécies invasoras como o javali. Além disso, é necessário adquirir a Autorização de Acesso à Propriedade, assinada pelo proprietário da terra onde ocorrerá a caça. Esses documentos juntos compõem a licença necessária para a caça legalizada de javalis no Brasil.
No Brasil, o javali não encontra predador natural. Nem mesmo a onça-pintada ousa enfrentar esse bicho, dado o tamanho e a agressividade dos javalis adultos. A exceção pode se dar para animais muito jovens ou doentes. A ausência de predadores naturais, combinada com sua alta taxa de reprodução e adaptabilidade, torna os javalis uma espécie invasora altamente problemática. Isso explica a crescente preocupação com a manutenção da caça, como forma de mitigar o impacto ambiental e econômico causado por esses animais.