Com destaque para o setor de serviços, em junho, a economia caxiense recuperou 3,6% dos mais de 7% perdidos em maio
Depois de registrar queda de 7,2% em maio durante as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, a economia de Caxias do Sul conseguiu recuperar pelo menos metade deste percentual em junho, com uma aceleração de 3,6% em comparação ao mês anterior. No acumulado do primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia caxiense anotou o crescimento robusto de 7,5%.
No sexto mês do ano, todos os setores econômicos da cidade registraram crescimento, com destaque para os Serviços, que aumentaram 4,3%. A Indústria e o Comércio também contribuíram positivamente, com crescimentos de 3,8% e 1,8%, respectivamente. Já no acumulado dos seis primeiros meses do ano, o setor de Serviços liderou o crescimento com um aumento de 16,4%, seguido pela Indústria com 4,3% e o Comércio com 1,7%.
Os números do desempenho local foram apresentados nesta quinta-feira (8) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em reunião conduzida pela vice-presidente de Comércio da CIC Caxias, Idalice Manchini.
RESUMO ANUAL
Na comparação entre junho deste ano com junho de 2023 (ajustada para a sazonalidade), o crescimento foi de 1,6%. O setor de Serviços se destacou mais uma vez, com um aumento de 7,5%, enquanto o Comércio cresceu 3,8%. A Indústria, entretanto, apresentou uma queda de 2,4%. “Os números são bastante positivos. O desempenho dos Serviços está puxando toda a economia no ano. É um crescimento muito importante”, avaliou o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Alexander Messias.
No indicador de longo prazo, que analisa o desempenho acumulado dos últimos 12 meses, a economia cresceu 4,2%. O setor de Serviços novamente se destacou com um crescimento expressivo de 18,3%, enquanto a Indústria e o Comércio enfrentaram retrações de 1,8% e 1,3%, respectivamente.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho também teve um leve aumento, com a geração de 47 novos postos de trabalho formais em junho. O setor de Serviços foi o principal gerador de empregos, seguido pela Indústria. No entanto, os setores de Agropecuária e Comércio apresentaram redução no número de empregos. Hoje, o estoque de vagas formais em Caxias do Sul soma 169.263.