Sete crianças estavam no carro que fazia o transporte escolar de forma clandestina
Após denúncias, a Fiscalização de Trânsito flagrou um Renault Sandero fazendo o transporte clandestino de sete crianças nas proximidades de uma escola na Zona Sul de Caxias do Sul. Abordada, a condutora confirmou se tratar de transporte remunerado das crianças até a Escola Estadual de Ensino Fundamental (E.E.E.F.) Professor Silvio Stallivieri, no bairro Santos Dumont, a pedido de familiares.
Além da condutora, cinco crianças dividiam o banco traseiro e mais duas crianças menores estavam no assento do caroneiro, ao lado da condutora. Nenhuma das crianças utilizava o cinto de segurança no momento da abordagem. Diante do flagrante, os servidores acionaram outro transportador com o cadastro regular junto à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) para levar as crianças aos seus destinos. A condutora foi autuada e o Renault Sandero restou encaminhado a depósito credenciado do Detran/RS.
Este já é o nono caso de transporte escolar clandestino verificado em Caxias do Sul desde o início de setembro deste ano. A SMTTM ressalta que os veículos utilizados para transporte escolar devem estar cadastrados junto ao setor de Cadastro da Secretaria, com todas as certidões aprovadas pelo poder público. O condutor ainda precisará ter o Curso de Transporte Escolar e a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D” ou “E”, com a observação “Exerce Atividade Remunerada”.
A comunidade poderá verificar acerca da situação cadastral dos transportadores escolares no site da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do link https://caxias.rs.gov.br/servicos/transito/empresas-de-transporte-escolar-credenciadas-pelo-municipio.