Na oportunidade, os fiéis também rezaram pela saúde do papa Francisco, que está hospitalizado há mais de três semanas
Na noite da última segunda-feira (10), mais de quatro mil fiéis se reuniram no centro de Bento Gonçalves para a tradicional procissão luminosa da 147ª Festa de Santo Antônio, considerada a celebração mais antiga da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. O cortejo teve início na rua Marechal Floriano, esquina com a rua Estefânia Pasquali, e seguiu por um trajeto de 600 metros até o Santuário Diocesano de Santo Antônio.
Organizado pelos festeiros da 147ª Festa de Santo Antônio, o evento foi aberto pelo coordenador da Região Pastoral de Bento Gonçalves, padre Miguel Mosena, que convidou os participantes a rezarem em honra ao padroeiro do município. Durante o percurso, fiéis de todas as idades refletiram sobre a obra da criação, conforme descrito no livro do Gênesis. O lema deste ano, “Pelo olhar de Santo Antônio contemplamos a criação”, está alinhado à Campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.
A procissão também contou com uma encenação do logotipo do Jubileu de 2025, conduzida pelos jovens do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) da Paróquia Santo Antônio. Além disso, os participantes dedicaram orações pela saúde do papa Francisco, internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.
Em homenagem aos voluntários e agentes públicos que atuaram nos resgates durante a enchente de maio do ano passado, a imagem de Santo Antônio foi conduzida em um veículo antigo, acompanhada por quadriciclos, motocicletas e batedores da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Ao chegarem ao Santuário, os fiéis foram acolhidos pelo pároco, padre Volmir Comparin, que realizou a bênção dos pãezinhos, símbolo tradicional da devoção a Santo Antônio. Como gesto de cuidado com a natureza, mudas de flores foram distribuídas em parceria com o poder público municipal.
Para padre Comparin, a procissão luminosa marca o início dos festejos do padroeiro de Bento Gonçalves. “Que todos nós, com nossas famílias e amigos, comunidades e escolas, possamos lembrar de Santo Antônio e celebrá-lo. Ele continue intercedendo por nós e por nossa cidade, como faz desde 1878”, destacou.