A programação foi realizada no final da tarde do domingo (29), presidida por dom José Gislon
A Igreja Católica celebrou neste domingo (29) a festa da Sagrada Família e assim como em todo mundo, a diocese de Caxias do Sul abriu o Jubileu de 2025. A nível local, a programação teve início às 18h, na paróquia São Pelegrino com o rito de inauguração do Ano Santo da Esperança.
Depois da abertura na histórica igreja de São Pelegrino, mais de 1,5 mil fiéis seguiram a pé até a Catedral Santa Teresa D’Ávila. A procissão foi guiada por um crucifixo de 1892, trazido a Caxias do Sul pelos padres Palotinos. Na porta da catedral foi realizada a saudação à cruz e posteriormente, foi celebrada a missa, presidida por dom José Gislon.



Conforme proposta da Coordenação de Pastoral, o bispo diocesano determinou sete igrejas como locais de peregrinação para os fiéis. Elas estão localizadas em cada uma das Regiões de Pastoral da diocese de Caxias do Sul (confira abaixo os locais).
Durante a missa na catedral, cada um dos sete locais selecionados recebeu um banner e uma vela, que são sinais do Jubileu de 2025.
Locais de peregrinação
1 – Catedral Diocesana de Caxias do Sul
2 – Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
3 – Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves
4 – Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata
5 – Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, de Daltro Filho, município de Imigrante, região pastoral de Garibaldi
6 – Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, município de Antônio Prado, região pastoral de Flores da Cunha
7 – Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Paula, município e região pastoral de São Francisco de Paula
SOBRE O ANO JUBILAR
As atividades do Ano Jubilar tiveram início em Roma no dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. Nas demais dioceses do mundo, o papa Francisco determinou, na bula de convocação intitulada “Spes non confundit”, ou seja, “A esperança não engana” (Rm 5,5), que a abertura fosse no dia 29 de dezembro. O Ano Santo é realizado a cada 25 anos e, nesta ocasião, se estende até 28 de dezembro do ano que vem.