O evento contou com visitas guiadas às exposições, performance sonora e o Quarteto de Clarinetes da Orquestra Municipal
O famoso “Sextou no Ordovás” reuniu mais de 150 pessoas na última sexta-feira (23) em Caxias do Sul. Além das “Rodadas Duplas de Visitas Guiadas”, que demarcam a abertura das exposições, as mais de 150 pessoas que particiraparam puderam assistir a apresentação do Quarteto de Clarinetes da Orquestra Municipal de Sopros.
Reunindo diversas linguagens culturais de forma totalmente gratuita, o Sextou visa proporcionar através das visitas guiadas, o contato com as obras através da mediação dos artistas.
“Eu estava querendo mudanças na minha vida. Então comecei a desenhar borboletas, mas eu sabia que elas não poderiam ser simétricas, certinhas, tinham que ser desconstruídas. Depois percebi que não tinha que ser borboletas, mas sim um ser um ser híbrido, então eu fiz o que chamo de “borbolentas”, que mistura o corpo de lagarta com asas de borboleta,” destaca a artista Simone Rosa. Começou a fazer borboletas transparentes por cima de pinturas abstratas. Depois em mandalas, ressaltando que cada mandala é um ser humano, e quando elas se encostam uma interage com a outra. Para esta exposição, Simone Rosa pegou pinturas que falavam de questões femininas e com figuras humanas femininas, misturou com as telas que eu já tinha feito as borboletas por cima das pinturas abstratas e das mandalas, sobrepôs no photoshop e deu vida a uma terceira imagem. Depois desenhou por cima tornando uma peça única, uma gravura digital. Regada de transformações nasceu a mostra “Metamorfose” destacando a mudança na vida das mulheres por meio de gravuras e desenhos.
Seguindo a programação do Sextou, o artista Marcelo Armani, selecionado pela Convocatória de Arte – Exposições 2023, apresentou a performance Performance Sonora “RUIDÓGRAFO – ZERO Process”, na Galeria de Artes. Os olhares curiosos do público apreciavam atentamente os pincéis que como marionetes dançavam traçando caminhos para a pintura. E assim foi aberta a exposição “Ruidógrafo”, carregada de movimento, som, cores que impregnadas no papel deram vida às obras de arte.
“Ruidógrafo” é resultado de uma residência artística, que eu fiz em Montevideo, no Uruguai, em 2016. A inspiração faz parte da trajetória de toda uma pesquisa com áudio, com camadas de frequência, de movimento oscilatório das ondas. Sempre trabalhei com a linguagem sonora como base de criação para outros suportes, como o som interage com a fotografia, com o próprio desenho, pintura, tenho algumas coisas de escultura sonora. Enfim, todo o trabalho de arte sonora em si tem o desenvolvimento do som,” conclui o artista Marcelo Armani.
Depois da abertura das exposições, foi a vez do Quarteto de Clarinetes da Orquestra Municipal de Sopros, levar o público para uma viagem musical, no palco do Zarabatana Café.
As exposições “Metamorfose” de Simone Rosa, e “Ruidógrafo” de Marcelo Armani poderão ser conferidas nos seguintes horários: nas segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 16h às 22h.
O Sextou no Ordovás com as “Rodadas Duplas de Visitas Guiadas” acontece durante todo o ano, de forma totalmente gratuita, sempre nas sextas-feiras de cada mês, apresentando inéditas exposições em ambos os espaços expositivos do Centro de Cultura Ordovás, que está localizado na rua Luiz Antunes, 312, no bairro Panazzolo, em Caxias do Sul.
Para ficar por dentro da programação cultural acesse a plataforma da Unidade de Artes Visuais, a UAV DIGITAL: https://sites.google.com/view/uavdigital e também o site https://sites.google.com/view/culturacaxias.

Fotos: Romila Amaral