Equipamentos devem começar a funcionar já em fevereiro
A concessionária CSG, responsável pelas rodovias da Serra e Vale do Caí, iniciou a instalação de radares e redutores de velocidade em 15 pontos. Os equipamentos devem começar a funcionar em fevereiro nas rodovias ERS-122, RSC-453, ERS-240, RSC-287 e BR-470. Os pontos foram definidos após dois meses de estudos em locais de maior ocorrência de acidentes ou que oferecem maior risco para a segurança de comunidades e motoristas. A informação foi divulgada pela CSG na tarde desta quinta-feira (16).
A ERS-122 será a rodovia com maior cobertura de controladores de velocidade, contando com 10 locais monitorados. Na Serra, entre os locais que terá o funcionamento de radar estão os km 50 em Nova Milano, e o km 55, junto a empresa Coca-Cola, em Farroupilha; o km 46, próximo a “Curva da Morte”, em Farroupilha; o km 72, em frente a Fundação Marcopolo, em Caxias do Sul; e o km 85, junto à empresa Eaton, no bairro Pedancino. Também vai funcionar um radar no km 107, em Flores da Cunha (no trecho acometido por deslizamentos após as chuvas em maio de 2024, próximo a divisa com Antônio Prado); e no km 136, em Capela Santa Bárbara, cidade de Ipê. Na grande maioria dos pontos onde há radar a velocidade máxima é de 60km/h.
Já no km 92 da ERS-122, no bairro Pérola (Flores da Cunha), há um redutor de velocidade, com limite de 40km/h, em ambos os sentidos. O redutor havia sido instalado já em outubro de 2024 e deve começar a gerar multas, para quem passar do limite, nos próximos dias.
Outros cinco pontos estarão distribuídos nas rodovias RSC-453, ERS-240, RSC-287 e BR-470, totalizando 25 equipamentos entre radares e redutores de velocidade.
Os trechos receberão sinalização adequada, obedecendo às normas de trânsito vigentes. A emissão de multas por excesso de velocidade é de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS) e o valor recebido destinado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Conforme o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, os instrumentos de controle de velocidade surgem como alternativa para a redução de acidentes, em locais de maior incidência.
“Durante o estudo, além de nossa avaliação técnica, procuramos ouvir as instituições de segurança e comunidade para a definição de locais de maior urgência. Em contrato, já estava prevista a instalação em 10 pontos de rodovias entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha. Entretanto, após o período de testes, identificamos a necessidade de acrescentar mais cinco pontos, ampliando a segurança”, ressalta.
“Os novos controladores de velocidade instalados pela concessionária, junto com os já existentes, vão proporcionar um aumento significativo na segurança das rodovias, ajudando a coibir o excesso de velocidade praticado por alguns motoristas. O Daer está totalmente preparado para processar os autos de infração gerados, graças à contratação de digitadores adicionais para lidar com essa demanda crescente. Estamos prontos para atender e prestar o serviço que o Estado necessita, garantindo rodovias mais seguras para todos”, acrescenta Sandro Wagner Vaz dos Santos, diretor de Operação Rodoviária do Daer/RS.
Confira os trechos com radares e redutores de velocidade
Rodovia | Km | Sentido | Quantidade | Tipo | Velocidade (Km/h) |
ERS-240 | 7 | Ambos os sentidos | 2 | Redutor | 60 |
ERS-287 | 1 | Ambos os sentidos | 2 | Redutor | 40 |
BRS-470 | 226,2 | Ambos os sentidos | 2 | Radar | 60 |
RSC-453 | 107 | Ambos os sentidos | 2 | Redutor | 50 |
RSC-453 | 117 | Ambos os sentidos | 2 | Radar | 60 |
ERS-122 | 10,8 | Ambos os sentidos | 2 | Redutor | 60 |
ERS-122 | 46,1 | Sentido Caxias do Sul | 1 | Radar | 50 |
ERS-122 | 46,7 | Sentido Capital | 1 | Radar | 50 |
ERS-122 | 50,5 | Ambos os sentidos | 2 | Radar | 60 |
ERS-122 | 55,6 | Sentido Serra | 1 | Radar | 60 |
ERS-122 | 72,1 | Ambos os sentidos | 2 | Radar | 60 |
ERS-122 | 85,5 | Ambos os sentidos | 2 | Radar | 60 |
ERS-122 | 92 | Ambos os sentidos | 2 | Redutor | 40 |
ERS-122 | 107,9 | Sentido Vacaria | 1 | Radar | 60 |
ERS-122 | 136,2 | Sentido Vacaria | 1 | Radar | 60 |
Sobre a diferença entre redutor e pardal
O redutor de velocidade é o que popularmente conhecemos por lombada eletrônica. Assim como com a lombada física, com a eletrônica a velocidade deve ser reduzida assim que visualizada. No caso da lombada instalada no bairro Pérola, em Flores da Cunha, quem ultrapassa o limite de velocidade é multado. Já os controladores de velocidade podem ser identificados por pardal, exatamente por lembrarem a posição dos pássaros quando estão no topo de postes. O objetivo principal é medir a velocidade média dos motoristas em um percurso. A CSG não informou se todos os pardais instalados devem aplicar multas.
Sobre a concessão da CSG
O conjunto de estradas concedidas à CSG representa 271,5 km. A empresa é responsável pela administração e manutenção da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58), além de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49).
As rodovias fazem parte dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.
Iniciado em fevereiro de 2023, o contrato de concessão de 30 anos, entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a CSG, prevê investimentos superiores a R$ 4,6 bilhões, com obras de duplicação em 120 quilômetros, implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.