Presidente também convidou o pontífice para a COP30, que será realizada em Belém
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano. Em publicação nas redes sociais, Lula relatou ter conversado com o pontífice sobre religião, fé, o Brasil e os desafios globais a serem enfrentados.
Durante o encontro, o presidente destacou a importância da Exortação Apostólica Dilexi Te, recentemente publicada por Leão XIV. Lula afirmou ter parabenizado o papa pela mensagem do documento, que relaciona fé e compromisso com os mais pobres, e defendeu a criação de um “amplo movimento de indignação contra a desigualdade”.
O presidente também mencionou sua “relação de extrema proximidade” com figuras religiosas brasileiras, como dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler.
Outro tema da conversa foi o combate à fome. Lula disse ter relatado ao papa os avanços do Brasil na área, incluindo a retirada do país, pela segunda vez, do Mapa da Fome. O presidente participa nesta segunda-feira de um encontro na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, e destacou que o governo brasileiro vem levando esse debate ao cenário internacional por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Lula também convidou Leão XIV para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre realizada em novembro de 2025 em Belém. Segundo o presidente, o pontífice explicou que não pode comparecer devido às celebrações do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano estará representado no evento.
Por fim, o chefe do Executivo revelou que o papa manifestou o desejo de visitar o Brasil “no momento oportuno”. Lula destacou que o país receberá o papa com “carinho, acolhimento e fé”, lembrando as demonstrações de devoção registradas no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.