O recurso, de R$ 730.7 mil, é proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessoa
Foi aberta a licitação para contração da empresa que deve construir uma ciclofaixa ligando os bairros São Pelegrino e Exposição, na região central de Caxias do Sul. O projeto consiste em um caminho cicloviário (para andar de bicicleta) de mão dupla interligando o Parque Cinquentenário e a Praça Monteiro Lobato, defronte à Maesa. O percurso ainda passa pela Praça do Trem e pelo Parque dos Macaquinhos, com extensão pouco superior a 1,8 km.
De acordo com o projeto, a ciclofaixa sairá do Parque Cinquentenário e chegará à Praça do Trem e à Praça das Feiras pelas ruas Teixeira Mendes, Cremona e Guerino Bianco. Ao sair da Praça das Feiras, o ciclista pedalará pelas ruas Feijó Júnior, Dr. Augusto Pestana, Marechal Floriano e Dal Canale até chegar ao Parque dos Macaquinhos, no cruzamento das ruas Dr. Montaury e Vindima. A partir dos Macaquinhos, o ciclista se desloca em direção à Maesa pelas ruas Alfredo Chaves, Carlos Giesen, Pedro Tomasi e Plácido de Castro. No total, são 1.821 metros de extensão, com mão dupla e tachões de sinalização em todo o comprimento da ciclofaixa. Serão 2,5 metros de largura, com 1,25 metro em cada sentido.
O pavimento será de asfalto e terá pintura na cor vermelha, conforme orientação do Volume VIII de Sinalização Cicloviária do Manual de Sinalização do Trânsito do Conselho Nacional do Trânsito (CONTRAN), que rege especificações como dimensão mínima, critérios de segurança e aspectos de sinalização. As vias do percurso que porventura não forem pavimentadas com asfalto terão o trecho cicloviário asfaltado. A previsão orçamentária da ciclofaixa é de R$ 730.768,40. O recurso é proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessoa.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) reforça que o projeto da ciclofaixa entre os parques da área central do município atende às determinações do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias).