Psicóloga de 27 anos concorre ao título de rainha e princesas pela CDL, Sindigêneros e Sindilojas
As entidades do comércio caxiense, CDL, Sindigêneros e Sindilojas, inscreveram nesta quarta-feira (23) a representante no concurso de rainha e princesas da Festa Nacional da Uva 2026. A psicóloga Letícia Comin da Silva, 27 anos, será a candidata na 35ª edição do evento. A apresentação ocorreu nesta tarde, junto à réplica, no Parque da Festa Nacional da Uva Mário Bernardino Ramos.
Natural de Caxias Sul, Letícia é filha da comerciária Eli Terezinha Comin, 62 anos, e de Vilmar Ferreira da Silva (in memoriam), e irmã mais nova de Bruno Comin da Silva, 35 anos. Graduada em psicologia pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUCRS, atua como psicóloga hospitalar no Hospital do Círculo, desde 2022, onde encontra na profissão seu propósito de vida.
“Representar a CDL, Sindigêneros e Sindilojas é dar voz ao comércio local e potencializar para outras cidades tudo o que temos de bom aqui. Também significa evidenciar a história de Caxias do Sul, já que o comércio foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e cultural do município”, declara.
Letícia conta que, desde criança, sempre se vislumbrava com os passeios nos Pavilhões da Festa da Uva, os desfiles na Sinimbu e, claro, com a representação do trio de rainha e princesas do evento. Ela lembra, ainda, da primeira vez que viu o chafariz da Praça Dante Alighieri com a água na coloração e aroma do vinho.
“Entendo a grandiosidade que a nossa Festa representa e me sinto preparada para vivenciar a cultura e a cidade por meio dela. A tradição italiana fala sobre as minhas raízes, e a Festa da Uva é uma oportunidade de dar significado à potência de um povo perseverante e trabalhador. Carrego no sangue a força dos meus ancestrais, cujos valores e princípios me acompanham e me impulsionam a representar e promover esse legado com honra, orgulho e dedicação”, ressalta.
Para a candidata da CDL, Sindigêneros e Sindilojas Caxias, seu maior elo com a cultura italiana está personificado na avó materna, Lourdes Roman Comin, 85 anos, que representa muito do que Letícia é: forte, corajosa, dedicada e acolhedora. A psicóloga é da quinta geração da família com origem italiana. Seus antepassados vieram da Província ide Údine e da região de Vêneto.
“Reconheço em mim características e potencialidades que me trazem confiança para participar da transformadora vivência da Festa Nacional da Uva na sua integralidade, com muita dedicação, entusiasmo e desejo em pertencer”, avalia Letícia.
A 35ª edição da Festa da Uva ocorrerá entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março de 2026, e o concurso, no dia 23 de agosto deste ano, em local e horário a serem definidos.
Sobre a participação das entidades do comércio
Tradicionalmente, as entidades representativas do comércio participam do concurso e de toda a programação da Festa Nacional da Uva. Pela CDL, pelo Sindigêneros e pelo Sindilojas Caxias já foram eleitas duas rainhas e quatro princesas da Festa Nacional da Uva: Viviane Piamolini Gaelzer, princesa da Festa da Uva 2019; Rafaelle Furlan, rainha da edição 2015; Kátia Pisetta Weber, princesa em 2010; Andressa Grillo Lovato, rainha em 2008; e Victória Titton De Carli, princesa em 2004; além de Adriana Bacchi Corso, princesa em 2002, quando apenas Sindigêneros e Sindilojas participavam como entidades do comércio.
A adesão coletiva de CDL, Sindigêneros e Sindilojas Caxias no concurso de escolha da rainha e das princesas da Festa Nacional da Uva iniciou em 2005. Desde então, além das cortes, as entidades do comércio também foram representadas no evento por cinco embaixatrizes: Michele Lang (2006), Amanda Gazola Nichele (2012), Helena Losekann Marcon (2014), Vanessa Mazzochi (2022) e Thayse Cabral (2024).