O investimento total foi de R$ 2 milhões, conquistado por meio do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social do Governo do RS
Inaugurou na última segunda-feira (4), o Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul. Com uma nova ala de convivência para os 78 idosos que residem no local, a obra soma melhorias em mais de 1.000 metros quadrados. O Lar fornece hospedagem, alimentação e serviços de saúde e convivência, mantendo-se com doações. Sem fins lucrativos, está localizado no bairro Marechal Floriano e preza pelo atendimento de idosos que não têm condições de viver com suas famílias.
A proposta fomenta o incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais por empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e de Serviços (ICMS). Ao todo, 20 empresas colaboraram. O diretor do local, Valdir Costella, destacou que a construção da ala da convivência traz muitos benefícios, oferecendo não apenas um ambiente seguro e confortável, mas também promove o bem-estar mental e emocional, ao incentivar a interação social e a construção de vínculos, atividades recreativas, momentos de lazer e troca de experiências. O Frei Jaime este presente e realizou uma benção no local.
A nova ala de convivência possui quatro grandes salas, todas com paredes de vidro, permitindo a vista da área externa. O projeto privilegiou o aproveitamento da luminosidade natural, possibilitando visão ampla e ambientes arejados. O novo ambiente também tem recepção e quatro novos quartos para acolher mais oito idosos. A obra já conta com a nova fachada do Lar da Velhice, que futuramente terá sua entrada transferida para a parte dos fundos.
A próxima etapa será a revitalização do pátio externo para ser criado um espaço de convivência para as famílias e para as pessoas que forem visitar. Doações podem ser entregues na sede, na rua Antônio Pieruccini, número 85, no bairro Marechal Floriano, em qualquer horário. São aceitos alimentos, roupas em bom estado, fraldas, itens de higiene e limpeza, roupas de cama, entre outros. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número (54) 98412-5530.
Atuaram como financiadoras do projeto, por meio da compensação fiscal do ICMS, via Pró-Social/RS, as empresas Anay Fitas, Arsystem Ferramentas e Equipamentos, Azs Soluções e Tecnologia, Cristal Têxtil, DIBS Distribuidora, Indústria Mecânica Theodosio Randon, Irmãos Andreazza, Frama Produtos de Papelaria, Gama Indústria de Matrizes, Jost Brasil Sistemas Automotivos, Julio Luiz Longhi, Kennasul Distribuição e Representação, Máquinas Sanmartin, Martiplast Indústria e Comércio de Plástico, Master Sistema Automotivo, Matripolo Moldes Injetados, Posto Longhi, Ravan Comércio de Combustíveis, Real Center Materiais e Equipamentos Elétricos e Vêneto Transportes.


