O prédio histórico é um bem cultural de natureza material de grande apelo afetivo para a comunidade
O projeto de restauro e reabilitação da subprefeitura de Nova Pádua foi lançado na tarde desta sexta-feira (18). A reforma pretende devolver à comunidade este que é um bem cultural de natureza material de grande apelo afetivo.
Além do restauro da edificação, antiga subprefeitura de Nova Pádua e patrimônio municipal tombado, o presente projeto prevê a Modernização do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Nova Pádua, criados em 2000, a instalação de uma nova exposição museográfica e a implantação do Plano Museológico.

Além disso, será construída uma nova edificação para a Biblioteca Pública Flávio Luis Ferrarini, criada em 1999, para as atividades relacionadas ao universo do livro e da literatura. Visando ainda aproximar munícipes e visitantes em geral deste novo complexo cultural e, sede do Instituto Flávio Luis Ferrarini, também desenvolverá um amplo projeto pedagógico envolvendo oficinas de crônicas e poesias nas escolas públicas, concurso literário e publicação, peça teatral e a produção de um vídeo documentário sobre a história da subprefeitura e seu forte vínculo com a comunidade local.


Este Projeto é financiado pelo Pró-Cultura RS e Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura e conta com a participação das empresas patrocinadoras: Comercial de Alimentos Grazziotin, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Boscato Vinhos Finos, Vinícola Milano, OMP/Metalco, Vinícola Mioranza, Sulmonte Vinhos e Vêneto Transportes.
A autoria do projeto é da arquiteta da prefeitura de Nova Pádua, Graziela Verdi e Engenheiro Nícolas Fioreze Dal Bó. A realização do projeto de Restauro é do Instituto Flávio Luis Ferrarini de Flores da Cunha, que tem na presidência, Leandra Mascarello, e, na vice-presidência, Madeleine Ferrarini, além da equipe que compreende, Drª Cristina Seibert Schneider (gestora cultural, Arq. Leila Schaedler (Fiscal da obra), Anderson Miguel Christ (contador do Projeto).
Após os pronunciamentos dos representantes das empresas patrocinadoras do Projeto, do Presidente Do Poder Legislativo, da Secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, do Prefeito Danrlei Pilatti, os mesmos convidados para realizar o ato simbólico de início das obras, no prédio da Subprefeitura de Nova Pádua.
Também participaram da solenidade, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno, Soberanas e Mamma Mias da 15ª Feprocol, diretora das Escolas, Banda Santa Cecília, vereadores, secretários municipais, reverendo padre José Mussoi, demais integrantes do Instituto Flávio Luis Ferrarini de Flores da Cunha e Núcleo de Nova Pádua e as crianças do Projeto Sons para o Futuro.


