Alan é um dos seis sobreviventes da tragédia com o voo da Chapecoense em 2016
O projeto de decreto legislativo para conceder o título de Cidadão Caxiense ao jogador de futebol do Esporte Clube Juventude, Alan Ruschel, passou pela primeira discussão, na sessão ordinária desta quinta-feira (12), na Câmara Municipal. De autoria do então vereador Jemerson Hoffman (PSB), o projeto deverá retornar à pauta, para a segunda discussão e votação. O título de Cidadão Caxiense é um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas que adotam Caxias para viver e prestam relevantes serviços à comunidade.
Em discussão, a vereadora Estela Ballardin (PT) destacou a história de superação do futebolista, sendo um dos seis sobreviventes do trágico acidente aéreo, envolvendo o time da Chapecoense, na Colômbia, em novembro de 2016. “Se existem heróis da vida real, estes são pessoas como o Alan, que enfrentam dificuldades e, em vez de imporem barreiras em suas trajetórias, utilizam desses acontecimentos para servirem como fontes de inspiração”, destacou a parlamentar.
De acordo com o documento, Alan Luciano Ruschel é natural do município de Nova Hartz, no Rio Grande do Sul, e foi revelado nas categorias de base do Juventude. No início da carreira, passou pelas equipes do Pelotas, Sport Club São Paulo e Luverdense. Após empréstimos, retornou ao Juventude, onde se firmou na equipe principal, sendo um dos destaques do time que conquistou a Copa FGF em 2012. Em sequência, ele teve passagens pelas equipes da Chapecoense, Internacional e Atlético Paranaense.
Em 2016, Alan retornou para a Chapecoense, integrando o histórico time finalista da Copa Sul-Americana. No fatídico dia 29 de novembro do mesmo ano, enquanto se deslocavam para Medellín, na Colômbia, para disputar a primeira partida da final, o time catarinense enfrentou um terrível acidente aéreo. A tragédia do Voo LaMia 2933 resultou na perda de 71 vidas. Entre os seis sobreviventes, estavam Ruschel, o zagueiro Neto e o goleiro Jakson Follmann.
Após meses de recuperação, Alan encontrou, dentro de si, a determinação para retornar ao futebol. Em um emocionante dia, 7 de agosto de 2017, o atleta pisou novamente nos gramados, em um jogo amistoso entre Chapecoense e Barcelona, no Camp Nou. Alan foi ovacionado de pé por todos os torcedores presentes.
Em 2022, o jogador acertou o retorno ao Juventude e, durante o ano de 2023, consolidou-se como um dos principais futebolistas da equipe caxiense. Ainda conforme o ofício, além de sua contribuição para o esporte, Alan Ruschel também se tornou um símbolo de orgulho para Caxias do Sul. A dedicação e comprometimento com o Esporte Clube Juventude e com a comunidade caxiense o tornam um merecedor do título de Cidadão Caxiense.
Também assinam o documento os vereadores Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Zanchin/NOVO e Zé Dambrós/PSB.