Primeira viga chegou ao canteiro pouco antes das 14h; bloqueios seguem até 19 de dezembro
A instalação das vigas da nova ponte sobre o Arroio Tega, em Caxias do Sul, avançou nesta segunda-feira (8) com o início do transporte das estruturas fabricadas em um terreno às margens da Rota do Sol.
As vigas foram colocadas sobre uma carreta especial para o deslocamento até o canteiro de obras, no km 74 da ERS-122. O trajeto de cerca de três quilômetros levou aproximadamente meia hora, devido ao peso, ao comprimento das peças e à necessidade de velocidade reduzida. A primeira viga chegou pouco antes das 14h.
As vigas, que pesam mais de 90 toneladas e têm 38,8 metros de comprimento, exigem deslocamento lento e manobras precisas até o ponto onde serão instaladas. Por conta disso, a ERS-122 passa a ter bloqueios temporários diários, que seguem até 19 de dezembro, com interrupções totais do tráfego entre 10 e 25 minutos.
As interdições ocorrem nos seguintes horários:
– 8h45min às 9h10min
– 12h15min às 12h40min
– 16h às 16h25min
Motoristas devem se programar para evitar atrasos, especialmente em horários de maior movimento.
Ao todo, 24 vigas serão posicionadas para compor a nova ponte, que terá 270 metros de extensão, 38 metros de altura e 12 metros de largura. O içamento e encaixe das peças ocorre progressivamente ao longo dos próximos dias, conforme as condições operacionais e climáticas.