Ministério de Minas e Energia informou que mantém estudo sobre possível retorno no próximo ano
Nesta quarta-feira (16), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o horário de verão não será retomado em 2024. A decisão foi tomada após uma reunião com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na qual foi avaliada a atual condição energética do país.
“Nós hoje, na última reunião com o ONS, chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, disse Silveira. Segundo ele, a segurança energética do país está assegurada e o início de uma leve recuperação das condições hídricas permite manter o sistema estável.
O ministro ressaltou que, embora o cenário seja favorável, o governo continuará avaliando a viabilidade da medida, considerando um possível retorno a partir de 2025.
A decisão também levou em conta a melhora nas condições de chuvas e o aumento nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, o que reduz a pressão sobre o sistema elétrico neste ano. Em setembro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) havia recomendado a retomada da política, mas o avanço no cenário hídrico permitiu a postergação da discussão.
A medida, que foi extinta em 2019, é frequentemente debatida pela sua influência na economia e no consumo de energia, principalmente nos meses de maior demanda no verão.