Ele estava cedido para a Guarda Municipal de Flores da Cunha
A Guarda Municipal de Caxias do Sul informa que o servidor envolvido em um acidente de trânsito neste sábado (13) será afastado imediatamente de suas atividades até que sejam apurados os fatos.
Ele estava cedido para a Guarda Municipal de Flores da Cunha, mediante convênio que será encerrado a partir desta segunda-feira (15). A administração irá abrir uma sindicância para apurar a conduta do servidor, mesmo que tenha acontecido fora do horário de expediente ou de qualquer envolvimento com a atividade profissional.
A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social vai colaborar com as investigações da Polícia Civil.
A Prefeitura Municipal de Flores da Cunha também emitiu uma nota.
Confira:
“A Administração Municipal de Flores da Cunha, através de sua Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade, informa que desde a noite de 13 de Janeiro, vêm acompanhando o desenrolar dos fatos envolvendo o Guarda Municipal permutado com o município de Caxias do Sul, mediante Termo de Convênio de Permuta de Servidores. Destacamos que o curso de formação da Guarda Municipal de Flores da Cunha é ministrado e coordenado pela Brigada Militar, que vem realizando um excelente trabalho, inclusive, sendo o nosso município referência para outros formarem suas guardas municipais.
A Administração Municipal repudia veementemente a postura adotada pelo servidor envolvido no acidente de trânsito no município vizinho e, diante da gravidade dos fatos, buscou contato com a Administração Municipal de Caxias do Sul para a devolução imediata do servidor permutado, sendo informado que o guarda será afastado de suas atividades e aberto procedimento de sindicância para a devida apuração dos fatos pelo município de Caxias do Sul.
Seguimos fortes na missão de criar uma Guarda qualificada e que estará atuando junto da comunidade, buscando proteger nossos munícipes e a todos que a nossa cidade receber, pois esse é o propósito da nossa guarda municipal”.
RELEMBRE O CASO
Um guarda municipal, de 42 anos, foi preso pela Brigada Militar e conduzido à Delegacia na tarde de sábado (13), após fugir do local de acidente de trânsito com lesões corporais e deixar de prestar socorro às vítimas. O fato aconteceu no cruzamento da rua Anício Borges do Santos com a rua João da Costa, no Loteamento Bom Pastor II, em Caxias do Sul.
O acidente envolveu um veículo Onix, de cor vermelha, e uma motocicleta, que após a colisão, ficou presa na carroceria do automóvel e foi arrastada até a rua Tancredo Neves, momento em que os veículos começaram a pegar fogo.
Uma das vítimas, de 18 anos, que tripulava a motocicleta, sem habilitação, relatou que o guarda municipal não respeitou a sinalização de Pare e avançou em sua preferência, vindo o veículo a atingir a motocicleta onde também estava uma passageira, de 19 anos, que também caiu da moto no momento da colisão.
O guarda municipal foi retirado do veículo por populares que teriam lhe agredido diante da omissão de socorro às vítimas e tentativa de fugir do local. Ainda, o veículo que ele conduzia foi recolhido ao guincho pelos policiais militares por estar com o licenciamento vencido. As vítimas da motocicleta foram conduzidas pelo Samu para atendimento hospitalar de emergência devido à gravidade das lesões. O guarda municipal recusou-se a fazer o teste do Etilômetro no local da ocorrência e foi conduzido à Delegacia de Polícia, vindo a ser submetido ao Exame Clínico cinco horas após o acidente.
No Instituto-Geral de perícias de Caxias do Sul, o guarda municipal negou-se a fornecer material para exame laboratorial, sendo submetido apenas à verificação de embriaguez alcoólica, cujo laudo provisório não constatou estado de embriaguez no momento da verificação. Ele pertence à Guarda Municipal de Caxias do Sul e atualmente é o coordenador da formação da Guarda Municipal de Flores da Cunha. Conforme o Termo de Constatação de Embriaguez confeccionado pela Brigada Militar no local do acidente, o guarda municipal vestia bermuda, estava sem camisa e apresentava fala arrastada.
Na delegacia a ocorrência foi registrada como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. Uma das vítimas permanece em observação no hospital.