Solenidade ocorre em abril, no plenário do Legislativo caxiense
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul vai prestar homenagem ao Grupo Sanfonaço pelos seus 15 anos de trajetória. A solenidade ocorre no dia 16 de abril, às 8h30min, durante a sessão ordinária. O reconhecimento foi proposto pela vereadora Sandra Bonetto (NOVO) por meio do requerimento nº 35/2025, aprovado por unanimidade na plenária desta quinta-feira (27).
História e impacto cultural
Fundado em 10 de março de 2010, o Grupo Sanfonaço surgiu da iniciativa das empreendedoras Jéssica Colussi, gaiteira e vocalista e Neli Bacarin Colussi, responsável pela gestão da banda. A administração das redes sociais fica a cargo de Jessiele Colussi, enquanto a jovem Jennifer Colussi Blauth, de 14 anos, como baterista.
A banda se consolidou como um importante representante da cultura caxiense, destacando-se pela valorização do protagonismo feminino no cenário musical gaúcho. Além disso, é a única banda do segmento fundada por mulheres, reforçando valores como respeito, humildade e dedicação à música.
A vereadora Sandra Bonetto destacou a relevância do grupo na luta feminina dentro da música tradicionalista. “Temos mulheres à frente de um grupo gaúcho, uma gaiteira e uma baterista. Isso é muito significativo para nossa comunidade e demonstra que a mulher pode estar onde quiser”, afirmou.
O requerimento também foi assinado pelos vereadores Aldonei Machado (PSDB), Alexandre Bortoluz (PP), Andressa Marques (PCdoB), Calebe Garbin (PP), Claudio Libardi (PCdoB), Estela Balardin (PT), Rose Frigeri (PT) e Wagner Petrini (PSB).
Sobre o Grupo Sanfonaço
Com um repertório diversificado, o grupo interpreta desde clássicos da música tradicional gaúcha até sucessos contemporâneos, incluindo ritmos como sertanejo, italiano e hits das décadas de 1960, 1970 e 1980.
Ao longo da trajetória, a banda tem participado ativamente dos principais eventos da cidade e região, incluindo Festa da Uva (2022 e 2024); Festa das Colheitas (2023 e 2025); Semana Farroupilha, participando desde 2021; Festa do Divino, em Criúva (2022 e 2023); 12ª Festa do Agricultor em Fazenda Souza (2024) e Desafio de Ciclismo em Vila Oliva (2024).
Com dois CDs lançados e sete clipes disponíveis nas plataformas digitais, o grupo segue inovando. Atualmente, desenvolve o projeto “SUL ROSA – Grupo Sanfonaço e Elas”, em avaliação pela Lei de Incentivo à Cultura Municipal.
A iniciativa visa promover a valorização da mulher gaúcha por meio de dois shows gratuitos em espaços públicos, com intérprete de Libras e arrecadação de alimentos para o Banco de Alimentos. O projeto prevê a participação de cerca de 14 mulheres em diversas áreas, além de musicistas convidadas.