A entrada para o zoo estava suspensa desde quarta-feira (14), quando começaram as suspeitas de contaminação
A gripe aviária causou a morte de mais de 90 aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A contaminação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na manhã desta sexta-feira (16). O primeiro foco da doença, no entanto, ocorreu horas antes em uma granja comercial, em um aviário de Montenegro, no Vale do Caí.
A entrada para o zoo em Sapucaia já estava suspensa de forma preventiva desde quarta-feira (14), quando começaram as suspeitas de contaminação. O zoológico vai ficar fechado por tempo indeterminado, conforme divulgado em nota.
Gaúchos podem continuar comendo aves
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) a notificação do caso de Montenegro não impacta o comércio de produtos avícolas. Também não há risco no consumo de carne e ovos porque a doença não é transmitida por meio do consumo.
Primeiro caso de vírus da influenza aviária foi confirmado em Montenegro
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que foi detectado, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, um caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais.
É o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Por questões contratuais, a exportação de aves para a China é suspensa quando há ocorrências desse tipo, informou o ministério à Agência Brasil. Em nota, divulgada também nesta sexta-feira (16), o Mapa informou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.
Fonte: Agência Brasil