Tricolor venceu por 3 a 1
O Grêmio respirou aliviado no Brasileirão. Na tarde deste domingo, em Belo Horizonte, o Tricolor foi eficiente e venceu o Atlético-MG de virada por 3 a 1, na Arena MRV. Os gols dos gaúchos foram marcados por Edenilson, Balbuena e Aravena. Gustavo Scarpa abriu o placar para o Galo.
Com o resultado, os comandados de Mano Menezes chegaram aos 23 pontos e subiram para a 13ª colocação. No próximo sábado, às 21h, o adversário será o Ceará, na Arena.
Empate na única finalização
Como esperado, Mano recorreu aos experientes e escalou uma formação mais defensiva no meio-campo. Com a entrada de Cuéllar no lugar de Riquelme, a ideia era proteger o setor e apostar nos contragolpes para levar perigo. Dessa forma, o jogo se desenhou com o Galo tendo a posse de bola e rondando a área tricolor.
Aos 7, Alexsander fez boa jogada individual e finalizou com perigo de dentro da área. No minuto seguinte, os gaúchos responderam com Cristian Olivera, que chutou à esquerda da meta de Éverson. Mesmo com mais posse de bola, o Atlético-MG não conseguia criar chance de gol, esbarrando na defesa bem postada por Mano em Belo Horizonte.
A estratégia escolhida pelo Grêmio era perigosa, já que, além de só se defender, não conseguia chegar ao ataque em transições, errando passes chaves. Com a dificuldade de criar, os donos da casa abriram o placar em cobrança de falta rápida. Aos 37, Hulk rolou para a entrada da área e Gustavo Scarpa, sem marcação, soltou a bomba no ângulo direito de Volpi: 1 a 0.
Aos 43, Villasanti torceu o joelho esquerdo e foi substituído por Dodi. O volante paraguaio saiu chorando do gramado da Arena MRV e preocupa bastante. No minuto seguinte, na única finalização no gol, Edenilson deixou tudo igual. Após cobrança de escanteio de Marlon, o camisa 8 desviou de cabeça no canto direito de Éverson: 1 a 1.
Virada em Belo Horizonte
Com a mesma postura da etapa inicial, o Tricolor explorou mais uma vez a bola parada para virar em Belo Horizonte. Aos 12, Marlon cobrou escanteio da esquerda, a zaga do Galo não conseguiu afastar e Balbuena soltou a bomba no canto direito: 2 a 1.
Em desvantagem, o Galo respondeu com Hulk, que fez boa jogada individual e chutou por cima da meta de Tiago Volpi. Aos 19, Carlos Vinícius foi expulso de forma direta após disputa com o zagueiro Ivan Román. Onze minutos depois, Cuello também foi expulso pelo lado do Atlético-MG, após atingir o garoto Riquelme, que havia entrado no Alysson.
Aos 32, os donos da casa levaram perigo em mais um chute de fora da área. Scarpa ajeitou e bateu rasteiro no canto direito. Volpi voou e colocou para escanteio. Sem organização, o Galo chegou na bola parada com Júnior Alonso. A cabeçada passou por cima da meta de Volpi.
Aproveitando os espaços, o Grêmio liquidou o confronto aos 45 minutos. Riquelme deu belo passe para André Henrique, que só rolou para Aravena completar para o fundo das redes: 3 a 1. Nos acréscimos, Dodi e Júnior Alonso ainda foram expulsos.
Fonte: Lucas Mello/Correio do Povo
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA