Projeto tem investimento de R$ 50 milhões e deve ser executado em até 18 meses
O governador Eduardo Leite assinou nesta quarta-feira (29), o contrato de início das obras de duplicação da ponte sobre o Arroio Tega, em Caxias do Sul. A novidade foi oficializada juntamente com os secretários estaduais e representantes da CSG na reunião-almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).
As intervenções na ponte (conhecida como Ponte Seca), no km 73 da rodovia ERS-122, em Caxias do Sul, são realizadas pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que administra as estradas do Bloco 3.
O investimento previsto é de R$ 50 milhões. A nova estrutura foi projetada para atender ao tráfego de veículos da região, terá 268m de extensão, 32m de altura e 12m largura. Composta por sete vãos, 28 vigas longarinas protendidas, sendo 24 unidades de 38,80m e quatro unidades de 28,80m. O Volume Diário Médio (VDM) de tráfego no local é de 18 mil veículos.

Segundo a concessionária, a construção está entre uma das maiores obras realizadas no sul do Brasil. Os recursos para a restauração vêm do pedágio eletrônico Free Flow e tem previsão de conclusão de 18 meses.
Após a duplicação da ponte, também está previsto em contrato com a CSG, até início de 2026, o início da duplicação do contorno norte da ERS-122 em Caxias.