A Cooperativa não realiza transações nem pede dados pessoais e bancários via telefone
Em Antônio Prado, ouvintes da Rádio Solaris relatam receber ligações de uma falsa Central de Atendimento da cooperativa Sicredi que entra em contato com as pessoas supostamente para avisar sobre compras feitas no cartão do cliente.
A Central pede se a pessoa reconhece uma compra feita em seu cartão e no caso de não reconhecimento pedem que a ligação seja retornada a Central para que seja feito o cancelamento, e é aí que o golpe entra em ação: São solicitados a confirmação de dados bancários e pessoais ou ao ligar o criminoso tenta conseguir dados ou ter acesso ao seu celular para acessar seus aplicativos bancários.
A gerente da agência Sicredi de Antônio Prado, Jucilene Bernardi Haas explica recentemente também passou a ocorrer o golpe do falso funcionário, onde o golpista utiliza a foto de um colaborador do Sicredi, e tenta se passar por ele, ligando para o associado e solicitando informações pessoais e movimentações no aplicativo. Vale lembrar que o Sicredi também não envia simulações de empréstimos aos associados e solicitação de confirmação de pix,” salienta.
Segundo pesquisa da Mobile Time/Opinion Box, 75% dos brasileiros já sofreram pelo menos uma tentativa de golpe por telefone e 14% já foram vítimas de fraudadores.
Confira algumas dicas para se proteger e não cair nos golpes telefônicos:
–Proteja suas informações sensíveis: o Sicredi não solicita dados por telefone. Por isso, nunca compartilhe seu CPF, números de cartões ou tokens de segurança com terceiros.
–Desconfie de ligações suspeitas: se solicitarem transações, cancelamento de compras suspeitas ou pix em nome do Sicredi, encerre a ligação e, após 10 min, contate os canais oficiais da Cooperativa.
–Cuidado com números mascarados: Golpistas podem simular chamadas do Sicredi, disfarçando número e voz através de aplicativos inteligentes. Desligue e, depois de 10min , contate seu gerente.
–Atualizações de segurança: desconfie de ligações oferecendo ajuda com atualizações de aplicativo ou internet banking. Nossas atualizações são automáticas, sem a necessidade intervenção de intervenção de terceiros.
–Alerta sobre SMS de compras: não entre em contato com números fornecidos por SMS ou ligação, alertando sobre compras que você não reconhece. Espere 10min e consulte sua conta.
-Comunicações oficiais do Sicredi: para sua segurança, busque sempre por comunicações oficiais do Sicredi como o site oficial, redes sociais, APP ou central de atendimento.
Caso você seja vítima de uma fraude, ligue para o seu banco imediatamente e dirija-se até uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência e lembre-se sempre de relatar a maior quantidade de detalhes. Também é importante procurar sua operadora de telefonia para bloquear a linha e o dispositivo. Afinal, é necessário bloquear o acesso a conta, cartões de crédito, cartão virtual, carteira digital e a linha de celular.