Reajuste vai ser aplicado em duas etapas, em setembro de 2025 e abril de 2026
Em sessão extraordinária desta terça-feira (9), a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou o projeto de lei 211/2025, que concede ganho real de 2% nos vencimentos e salários dos servidores e empregados públicos municipais. O reajuste abrange tanto os ativos quanto os segurados do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS) e segue para sanção do prefeito Adiló Didomenico.
Do total, 1,5% tem como base os vencimentos de agosto e vai ser pago já na folha de setembro. O percentual restante, de 0,5%, será calculado sobre a folha de março de 2026 e aplicado no pagamento de abril do mesmo ano.
O benefício também deve ser estendido a empregados não regidos pelo regime estatutário, vinculados à Administração Direta, ao Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM), ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e à Fundação de Assistência Social (FAS).
Na votação, apenas o presidente da Câmara, Lucas Caregnato (PT), registrou presença sem votar, enquanto Pedro Rodrigues (PL) e Wagner Petrini (PSB) também não participaram da votação. Todos os demais parlamentares aprovaram a matéria.