Após serem diplomados, 16 dos concluintes estarão aptos a iniciar o serviço no município
A formatura da primeira turma da Guarda Municipal (GM) de Flores da Cunha ocorre no próximo sábado (20). O evento está marcado para começar às 19h, na Praça da Bandeira, com a recepção dos futuros guardas, autoridades e convidados. Posteriormente, será realizada a formatura com a entrega de certificados e, por fim, um jantar comemorativo por adesão no Salão Paroquial. Os ingressos custam R$ 65.
Ao todo, 25 integrantes foram treinados e habilitados na “Turma do Centenário” – assim chamada em alusão aos 100 anos do município, comemorados em 2024. Inicialmente, os 16 guardas civis melhores classificados em concurso serão nomeados para reforçar a segurança nas ruas, atuando em diversas frentes, como na proteção de bens e serviços patrimoniais, no videomonitoramento, em ações educativas para o trânsito e no apoio as outras forças de segurança de Flores da Cunha. Os demais formandos ficarão em cadastro reserva.
Após a formatura, os novos membros da Guarda Civil Municipal estarão aptos para assumir suas responsabilidades. A sede do órgão ficará junto ao InTec – Núcleo de Extensão Educacional (entre o Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto e o Cemel, no bairro União) que, além de ofertar atividades de contraturno aos estudantes, também abrigará a Secretaria Segurança Pública, Transportes e Mobilidade.

O secretário Municipal de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, Emerson Ubirajara de Souza, concede entrevista sobre a GM de Flores da Cunha na próxima sexta-feira (19). A conversa ocorre a partir das 11h30min, no programa Tudo de Bom da Rádio Solaris FM 99.1, apresentado por Mateus Sugari.
A data da cerimônia não foi alterada, mesmo após ser revelado o caso do Guarda Municipal de Caxias do Sul, que estava envolvido no treinamento da equipe de Flores da Cunha – ter se envolvido em um acidente de trânsito no sábado passado, dia 13. Na ocasião, ele colidiu seu carro contra uma motocicleta e arrastou a moto por várias quadras até que ambos os veículos incendiaram. Segundo a Brigada Militar (BM), que atendeu a ocorrência, o servidor mostrava sinais de embriaguez, mas se recusou a realizar o teste do bafômetro. Depois da repercussão do caso, ele foi devolvido ao município de Caxias, que decidiu afastar o guarda do cargo até que o fato seja apurado.
Sobre a formação
O curso de formação, baseado na matriz curricular nacional das Guardas Municipais, teve duração de quatro meses e meio – de setembro 2023 a janeiro de 2024 – com carga horária de 1000 horas/aulas.
As aulas foram divididas em oito módulos de ensino, abrangendo desde funções e atribuições das Guardas Municipais até o uso das tecnologias em segurança pública. Ao final da formação, os alunos passaram por um estágio supervisionado.
Os novos agentes fizeram uma série de capacitações, como uso proporcional da força, instruções sobre abordagem, comunicação não violenta, defesa pessoal e primeiros socorros, juntamente com o início gradual do trabalho nas ruas.
O curso foi realizado a partir de um convênio entre a Prefeitura e o Estado do Rio Grande do Sul, com supervisão, coordenação pedagógica e execução da Brigada Militar, acompanhada pela Secretaria Municipal de Segurança, Transportes e Mobilidade.

Confira as principais atribuições da Guarda Civil Municipal
– Atuação preventiva e comunitária para proteção da população que utiliza nossos bens e serviços;
– Cuidado e proteção nas escolas por meio de patrulhamento, mediações de conflitos e palestras educativas;
– Operação do sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico do município;
– Atuação de forma integrada com os demais órgãos de segurança do município (Brigada Militar e Polícia Civil);
– Atenção e cuidado com as comunidades do interior;
– Efetuar ações educativas de trânsito no município.