Abertura ocorre às 16h, com presença confirmada do presidente em exercício Geraldo Alckmin, governador Eduardo Leite e outras autoridades
Faltando cerca de seis horas para o início oficial da 35ª edição da Festa Nacional da Uva, os trabalhos seguem intensos no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. A abertura está marcada para às 16h desta quinta-feira (19), dando início a 18 dias de programação que se estendem até 8 de março.
Nos pavilhões, expositores ajustam os últimos detalhes dos estandes, enquanto equipes de limpeza e organização atuam na preparação final dos espaços que devem receber milhares de visitantes até o fim da festa. Do lado de fora, junto ao pórtico de acesso, também há movimentação para o alinhamento do cerimonial e da estrutura que deve abrigar a solenidade de abertura.
A partir das 15h começa a recepção das autoridades e convidados. A cerimônia oficial, com duração prevista de cerca de 1h30min, vai contar com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, que é vice-presidente e também ministro do Governo Federal. Ministros de Estado — cuja comitiva ainda não foi detalhada — também devem participar.
Estão confirmadas, ainda, a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de prefeitos, parlamentares e outras autoridades de diferentes esferas dos poderes brasileiros.
Programação e ingressos
A Festa da Uva 2026 terá 18 dias de duração, reunindo atrações culturais, artísticas e gastronômicas que celebram a tradição italiana e a força da vitivinicultura da Serra Gaúcha. Os ingressos custam R$ 30 e podem ser adquiridos no acesso do Parque ou pelo site oficial da Festa da Uva. Haverá quatro dias com acesso gratuito ao público: 23 e 24 de fevereiro, e 2 e 3 de março. Na noite desta quinta-feira, às 20h, ocorre o primeiro desfile cênico na Rua Sinimbu, um dos momentos mais aguardados da programação, que deve reunir grande público no centro da cidade.