Atividade foi organizada de forma conjunta pela Secretaria do Turismo e pelo Comtur
Uma experiência sensorial turística envolvendo produtos, serviços e atrativos dos 30 empreendimentos que integram o roteiro Caxias Rota Sabor & Aventura foi o ponto marcante do II Encontro do Trade de Caxias do Sul. A ação, que faz parte do Plano Municipal de Turismo, ocorreu na noite de terça-feira (14/03), na Colônia Klering, reunindo em torno de 100 pessoas, dentre lideranças políticas, empresariais e comunitárias.
A iniciativa foi organizada pelo Núcleo Setorial Turismo de Experiência da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul e conduzida pela Semearthis, startup criada em 2020 com foco nas pessoas com deficiência. Por cerca de uma hora, de olhos vendados e auxiliados por monitores, os participantes acompanharam sons na natureza e músicas ao vivo, e conheceram por meio do tato e do paladar produtos e serviços oferecidos nos empreendimentos. Transportados mentalmente em um ônibus, percorreram diversos pontos do interior e da zona urbana de Caxias do Sul, num passeio repleto de novidades. “A experiência comprova que, ao contrário do que muitos dizem, temos farta oferta de atrativos turísticos de beleza e apelo singular. Temos de romper este obstáculo, elevando a autoestima e valorizando o que a cidade oferece”, afirmou a vice-prefeita Paula Ioris, ao final do encontro.
Para a vice-prefeita, a união e soma de esforços do poder público com o setor privado serão a base para consolidar o potencial turístico que a cidade tem. Defendeu treinamentos constantes de forma a multiplicar conhecimentos, qualificar o atendimento e atuar fortemente na divulgação.
O secretário de Turismo, Ricardo Daneluz, destacou que o Município trabalha na elaboração de projetos para reivindicar junto ao Estado o incremento nos recursos destinados ao turismo local por meio do programa Avança RS. “Engajados e livres de egos conseguiremos recolocar o turismo em novo patamar”, projetou, ao reforçar o empenho das entidades que têm feito mais do que deveriam.
Como ações em andamento para fortalecer o turismo citou movimentos nas comunidades de Galópolis e Ana Rech, as concessões da Maesa e do Parque da Festa da Uva e o projeto do aeroporto regional de Vila Oliva. “Já percebemos uma reação positiva com o surgimento de pequenos negócios em várias regiões e diferentes áreas do turismo”, observou. Anunciou que reservará um dia por semana para visitas aos empreendimentos turísticos para conhecer necessidades e buscar sugestões de melhorias para o setor.
Vice-presidente de Comércio da CIC, Idalice Manchini, enfatizou a importância de reconhecer o turismo como atividade indutora da economia e do social por meio da geração de emprego e renda para diferentes segmentos. Também citou o impacto positivo na qualidade de vida das pessoas e na preservação do patrimônio ambiental e cultural. Explicou que o Núcleo de Turismo surgiu com a função de contribuir para tornar as empresas mais competitivas e mostrar o potencial da atividade.
Representante do governo do Estado, o coordenador geral da Secretaria do Turismo, Rafael Carniel, assegurou que a pasta está alinhada com a Região da Serra, que considera a mais madura para o desenvolvimento turístico e que deve servir de exemplo para as demais. Informou que a secretaria trabalha na criação de um fundo para parcerias público-privadas e busca mais recursos para a atividade no Programa Avança RS.
A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Karen Sbabo, explicou que o encontro tem como objetivos o networking e a troca de experiências, além de fazer parte do Plano Municipal de Turismo como estratégia de consolidação do setor. Reforçou a necessidade da união do poder público com a iniciativa privada visando planos de ações práticos e viáveis. “Estamos organizados e atuando ativamente, alinhados ao Plano de Turismo da cidade”, afirmou.
O encontro foi acompanhado pela vereadora Tatiane Frizzo, representando o Legislativo; e pelos vereadores Maurício Scalco, Lucas Diel e Rafael Bueno. Também participou o presidente da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, Fernando Bertotto. A atividade foi encerrada com uma degustação de produtos que fazem parte do café colonial servido aos domingos na Colônia Klering, localizada em Loreto 2ª Légua. São mais de 70 variedades, incluindo vinhos, sucos, café e chocolate quente. Também tem opções específicas, como piquenique, e recebe eventos sociais em geral.