Em Caxias do Sul, o Instituto Cristóvão de Mendonza terá uma cerimônia de reinauguração nesta quinta-feira (19), às 10h
Mais de 700 mil estudantes retornaram às salas de aula nas 2,3 mil escolas estaduais nesta quarta-feira (18). O momento, carregado de expectativa tanto para alunos quanto para professores, também será marcado por uma série de cerimônias, celebrando um cenário de recuperação da Rede Estadual. Uma comitiva do governo estadual estará no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendonza, no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul, nesta quinta-feira (19).
Nesta manhã, a abertura oficial do ano letivo de 2026 ocorreu em Pelotas, no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, espaço histórico para a cidade. A instituição de ensino, referência para a comunidade, recebeu R$ 8,5 milhões para a restauração de sua estrutura quase centenária.
Leite inicia em escolas de Pelotas e Santa Cruz do Sul sua maratona para mostrar a transformação na educação nesta quarta (18)
De forma inédita, o governo do Estado realizará uma agenda por municípios do interior e da Região Metropolitana. Além de Pelotas, primeira parada da maratona de visita, os atos simbólicos de início do ano letivo ocorrerão em outras três escolas: a Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, em Santa Cruz do Sul, também nessa quarta-feira, 18, às 10h;no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendonza, em Caxias do Sul, na quinta-feira (19), às 10h; e no Colégio Estadual de Ensino Fundamental Professor Augusto Meyer, em São Leopoldo, às 9h de sexta-feira (20).
As quatro instituições de ensino passaram, nos últimos anos, por reformas que incluem melhorias nas redes elétricas e sanitárias, pintura, mobiliário novo, adequações de acessibilidade e revitalização de espaços de conveniência. Assim, a mobilização também é uma forma de comemorar outro marco da educação gaúcha. Neste ano, o governo do Estado chegará a mil obras concluídas nas escolas da Rede Estadual desde 2019, tornando os ambientes escolares cada vez mais seguros, acolhedores e adequados para os estudantes e profissionais da educação.