Dupla Grenal e Caju solicitaram ao governo federal a internacionalização do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani
O pedido de internacionalização do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, segue repercutindo. A solicitação foi feita ao Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul, por meio do ministro Paulo Pimenta, em reunião ocorrida na última semana, entretanto depende mais de questões técnicas e burocráticas, do que pela vontade das autoridades.
A afirmação foi feita na tarde desta terça-feira (21), pelo secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior.
“Para que a gente passe a receber voos internacionais, tem toda uma regulamentação da agência reguladora que deve ser cumprida, nós temos que ter aqui dentro do aeroporto vigilância sanitária, nós temos que ter Polícia Federal, Receita Federal, enfim, tem uma série de procedimentos que devem ser cumpridos e salvo a possibilidade de alguma excepcionalização esses procedimentos devem sim ser cumpridos para que a gente passe a receber, sendo voos semelhantes às aeronaves que nós recebemos hoje”.
Conforme o secretário, os eventos climáticos e a transformação do aeroporto em referência do estado acelerou o planejamento de melhorias em cerca de 90 dias.
“Planejamento já existia mesmo anteriormente essa demanda agora do Aeroporto de Caxias como referência para o Rio Grande do Sul, porém como isso aconteceu nós estamos só adiantando o planejamento que era lá para o final do ano”, afirma Willenbring.
Na última segunda-feira (20) o aeroporto bateu o recorde de voos em um dia com 11 voos comerciais saindo em um único dia. O secretário explicou o motivo de destes voos terem saído de Caxias:
“Ocorre que em determinados momentos nós não temos, tivemos alguns cancelamentos, como foi o caso no final de semana, e esses cancelamentos foram remanejados para o dia seguinte. Aí ontem tivemos 11 voos aqui partindo de Caxias do Sul, chegadas e partidas aqui de Caxias do Sul. Isso naturalmente gerou uma movimentação acima do normal, do tradicional, nós temos sim aqui um terminal de passageiros preparado para uma realidade um pouco diferente, antigo. Estamos fazendo todo um planejamento de ampliação de todo o terminal, visando uma maior operação”, explica.