Também esteve representando o município, Pedro Pastore com participações durante o sábado, inclusive recebendo o troféu e certificado Merito Talian.
Nos dias 11 e 13 de novembro aconteceu em Sananduva, o XXVI Encontro Nacional dos Difusores do Talian e o I Encontro dos Alunos da Cucagna Escola de Talian, promovido pela Associação dos Difusores do Talian (Assodita) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO PR), no Centro Comunitário da Paróquia São João Batista, em Sananduva (RS), e reuniu radialistas, escritores, músicos, artistas, pesquisadores e estudantes do Talian.
As atividades iniciam-se na sexta-feira, dia 11 de novembro, à noite, com um jantar típico talian, apresentações de artistas e contadores de histórias.
No sábado, dia 12, foi organizada uma programação com palestras, apresentações, homenagens, lançamento de livros e outras atrações. A abertura do evento contou com a execução, pela primeira vez, do Hino Nacional Brasileiro em Talian. No sábado à noite, aconteceu confraternização gastronômica festiva, com a entrega de Troféu e Certificado Mérito Talian para pessoas ou entidades que se destacaram na salvaguarda do Talian. A programação contou também com apresentações artísticas e o sorteio de um prêmio de 18 dias de estadia na Itália.
Um grupo de 7 pessoas de Antônio Prado, ligadas a cultura e língua Talian, estiveram representando o município, no evento.
A coordenadora do Talian em Antônio Prado, Maria Ines Chilante e as alunas do Talian: Marinez Magnabosco, Sara Martello, Sonia Tormena, Adriane Caríssimi, Kika Martelo e Lucimara Prigol Camatti.
Também esteve representando o município, Pedro Pastore com várias participações durante o sábado, inclusive recebendo o troféu e certificado Merito Talian por sua a sua trajetória.
O encontro se encerrou no domingo(13), com a celebração da missa em Talian, pelo padre Arlindo Battistel. Todos os inscritos presentes no evento receberam gratuitamente quatro livros inéditos em Talian. Cucagna Escola de Talian
O I Encontro dos Alunos da Cucagna Scola de Talian foi proposto pelos próprios estudantes. Além de participarem do evento, também realizarão uma exposição de textos produzidos em aula e que foram apresentados no varal “Talian tela Scola”, montado no local da confraternização.
O curso do projeto Cucagna Escola de Talian é ministrado pela UNICENTRO PR e reúne alunos matriculados em três turmas nos níveis I, II e III. O curso é gratuito e realizado desde agosto de 2021. Começou com um projeto cultural, financiado pela Lei de incentivo à cultura, o Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto conta com patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina (COOPERLATE).
A escola acontece em duas modalidades: online e presencial. Na modalidade online, o Curso de Extensão Universitária Cucagna Scola de Talian da UNICENTRO tem aulas de Talian I, II e III, síncronas, ministradas em plataforma digital Moodle e Google Meet, para alunos matriculados. Na modalidade presencial, ocorre a retransmissão dos conteúdos ministrados na UNICENTRO, em mais de 10 municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Em cada município, há um professor coordenador, responsável por reunir os alunos e promover atividades lúdicas, com a finalidade de aprender a língua Talian que é oficial desde 2014 reconhecida pelo IPHAM.
Inclusive aqui em Antônio Prado para mais informações entrar em contato com a professora Maria Ines Chilante pelo telefone 54 91979238.