No total, 5353 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses voltam às aulas
As 50 Escolas de Educação Infantil de Gestão Compartilhada de Caxias do Sul já estão preparadas para dar início à volta às aulas. No total, 5353 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, e 903 profissionais que fazem parte da comunidade escolar começam o ano letivo nesta segunda-feira (3).
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) forneceu aos profissionais da educação, durante o Seminário Cuidando das Infâncias, que aconteceu nos dias 27 e 28 de janeiro, as ferramentas necessárias para garantir um ambiente seguro e estimulante, favorecendo o crescimento pedagógico e afetivo das crianças atendidas. Seguiram organizando os espaços e planejando o retorno até nesta sexta-feira (31).
A Smed também construiu de forma coletiva, em 2024, um documento orientador da Organização do Cotidiano da Educação Infantil da Rede Municipal de Caxias do Sul, com o intuito de nortear os profissionais para um olhar ainda mais atento na organização dos tempos, espaços e na seleção dos materiais. Foi evidenciado ainda as possibilidades de experiências do cotidiano que respeitem as necessidades e as especificidades de cada uma das etapas de desenvolvimento.
Quatro entidades fazem parte da Gestão Compartilhada, Associação Cultural Jardelino Ramos (AEJAR), Associação de Educação Integral Educaxias, Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren e Associação Mão Amiga.