A 14ª edição do Clic Ambiental premiou estudantes e escolas nesta sexta-feira (14)
Para garantir o brilho no concurso fotográfico realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), após um hiato de dois anos provocado pela pandemia de Covid-19, valeu a capacidade da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Padre João Schiavo de aproveitar ao máximo dois recursos que poderiam lhe dar vantagem: um trabalho específico já desenvolvido em sala de aula e toda riqueza de luz, cor e vida natural que pode haver em uma escola do campo e seus arredores.
A instituição de ensino situada em Fazenda Souza foi a grande vencedora da categoria Escola na 14ª edição do Clic Ambiental. Também estava em disputa a categoria Livre. Os ganhadores (confira abaixo a lista completa) foram conhecidos e deram início à exposição das obras premiadas sexta-feira (14) pela manhã, no mezanino do Centro Administrativo Municipal. Os trabalhos poderão ser apreciados no local até o dia 21.
![](https://radiosolaris.com.br/beta/wp-content/uploads/2022/10/Clic-Ambiental-14-de-outubro-de-2022-Samuel-Maciel-18-scaled-1160x772.jpg)
Os autores das imagens selecionadas entre as melhores inscritas foram reconhecidos com certificados em formato de placa e até o final do ano receberão estojo, ecobag com as suas fotos vencedoras estampadas e blocos de anotações com a fotografia na capa.
“Fiquei muito feliz com o prêmio. Sou apaixonada por foto e quero muito me desenvolver no assunto. Minha família me apoia. Gosto de fotografar de tudo, mas a natureza é especial”, comemorou Letícia Vitória Zerbielli Winck, estudante do 9º ano da EMEF Padre João Schiavo.
A empolgação de toda a turma com o próprio desempenho é consequência de atividades realizadas em sala de aula ainda no primeiro trimestre do ano, portanto, antes do concurso. Com a ideia de traçar um olhar dos adolescentes sobre o próprio território, a professora de Artes Suzemara Cardoso trouxe como referências, entre outros, trabalhos do fotógrafo Sebastião Salgado e do artista plástico Vik Muniz.
“Eles ficaram muito contentes com a mensagem no celular, quando saiu o resultado do concurso, porque as fotos são a tradução do olhar deles sobre Fazenda Souza. É a imagem da realidade deles”, revelou a educadora.
De acordo com a diretora da João Schiavo, Ivete Magnaguano, a participação da escola no Clic Ambiental serviu como prática de ações curriculares que buscam desenvolver o senso de pertencimento e a identidade das crianças e adolescentes com o ambiente rural.
“A ideia é que eles aprendam a valorizar o meio onde vivem. O uso da natureza nas fotos cumpre este papel, de valorizar a ligação deles com o campo e até a religiosidade”, explicou.
Projeto com impacto direto no futuro
O secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins, destacou a importância do registro de imagens na defesa dos recursos naturais. “A fotografia, na área ambiental, é uma das ferramentas que mais nos ajuda. Às vezes, revelando coisas belas, como agora; às vezes, coisas não tão boas. E o Clic Ambiental é uma ferramenta que tem nos ajudado”, relatou.
Gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Tatiana Vergani lembrou que, em breve, será o momento de as escolas desenvolverem o Calendário Ecológico 2023, que terá como tema Lixo ou Luxo?. “É uma proposta de reflexão para melhorar nossos hábitos no cuidado com os espaços públicos”, comentou.
Em seu pronunciamento, a vice-prefeita Paula Ioris lembrou que o Plano de Governo da atual administração foi desenvolvido em alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030.
“São ações globais para o futuro de todos. Ainda temos um longo caminho na questão da conscientização e do cuidado com a natureza, mas estamos avançando. Projetos com o Clic Ambiental, que atuam diretamente na educação e no desenvolvimento das próximas gerações, são fundamentais para o futuro”, finalizou a gestora.
![](https://radiosolaris.com.br/beta/wp-content/uploads/2022/10/Clic-Ambiental-14-de-outubro-de-2022-Samuel-Maciel-21-scaled-1160x772.jpg)
Vencedores do 14º Concurso Clic Ambiental
:: Categoria LIVRE
1° lugar – Renan Pulita Martini
Título da fotografia 1: Araucária ao amanhecer
2° lugar – Juliano Giacomelli
Título da fotografia: Vista ao descer do ônibus
3° lugar – Renan Pulita Martini
Título da fotografia 2: Caraúna (Plegadis Chihi) sobrevoando um banhado em Criúva
4° lugar – Suélen Rodrigues Balen
Título da fotografia 2: Sob diferente perspectiva (Ramphastos dicolorus)
5° lugar – Élida Cristina Moschen Nunes
Título da fotografia: O céu é o limite
6° lugar – Suélen Rodrigues Balen
Título da fotografia 1: Interação biota e ambiente (Pitangus sulphuratus)
:: Categoria ESCOLA
1° lugar – Nome: Isabella Sipp
Título da fotografia: O poder da natureza
Escola: E.M.E.F. Padre João Schiavo
2° lugar – Nome: Francisco Monteiro dos Santos
Título da fotografia: O Entardecer no Campo
Escola: E.M.E.F. Padre João Schiavo
3° lugar – Nome: Karoline de Araujo da Silva
Título da fotografia: Passarinho Colorido
Escola: E.M.E.F. Padre João Schiavo
4° lugar – Nome: Djulian de Lima Bueno
Título da fotografia: Entardecer
Escola: E.M.E.F. Padre João Schiavo
5° lugar – Nome: Nathália Biazus Vidor
Título da fotografia: Brotos de um Florescer
Escola: E.M.E.F. Padre João Schiavo
6° lugar – Nome: Letícia Vitória Zerbielli Winck
Título da fotografia: Sopro
Escola: E.M.E.F. Padre João Schiavo
![](https://radiosolaris.com.br/beta/wp-content/uploads/2022/10/Clic-Ambiental-14-de-outubro-de-2022-Samuel-Maciel-17-1-scaled-1160x772.jpg)
Fotos: Samuel Maciel