Estudantes puderam escolher através do método convencional o colega que deve representar a instituição do projeto
Os estudantes da Escola Municipal Machado de Assis, de Caxias do Sul, escolheram nesta quarta-feira (5), o representante da instituição no programa Vereador por um Dia, promovido anualmente pelo Poder Legislativo. A votação que elegeu o aluno, foi realizada através de uma urna eletrônica convencional – como aquelas utilizadas em eleições municipais e federais.
A diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Caxias, vereadora Marisol Santos (PSDB), acompanhou o processo, juntamente com o chefe do cartório, Edson Borowski, O trabalho envolveu alunos do 5º ao 9º ano dos turnos da manhã e tarde.
A urna eletrônica foi disponibilizada pelo TRE, a partir de uma parceria com a Escola do Legislativo. Quatro escolas de Caxias do Sul solicitaram o recurso para escolher seus representantes.
Para a vereadora Marisol, essa escolha feita pelos alunos é um exercício de cidadania. “É emocionante ver os estudantes levarem a sério o processo e a oportunidade de votar em uma urna eletrônica pela primeira vez. Do 5º ao 9º ano, todos entendem a importância do que estão fazendo, e isso me deixa muito feliz”, disse a vereadora.
A sessão solene em que os vereadores entregam seus cargos para os estudantes, será realizada no dia 23 de outubro. Até lá outros encontros estão programados. Neste ano, 25 escolas integram o projeto.