Instituição passará a funcionar junto ao antigo seminário dos Padres Paulinos
O prefeito Adiló Didomenico sancionou nesta segunda-feira (8) a lei que autoriza a permuta de imóveis de propriedade do Município de Caxias do Sul para a instalação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurindo Luiz Formolo, no bairro São Ciro. A instituição passará a funcionar junto ao antigo seminário dos Padres Paulinos, atrás da igreja da Paróquia São Ciro.
A área total é de 7,5 hectares. Neste primeiro momento o colégio ocupará aproximadamente 3 mil metros quadrados destinados às salas de aula, para educação infantil, atividades especiais e multiuso, além de área administrativa, banheiros, laboratório, biblioteca, ginásio, refeitório, lavanderia e cozinha.
O poder público obteve o imóvel por meio de uma permuta com a Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos), trâmite encaminhado em maio de 2023. Desde então, a municipalidade desenvolveu um projeto para viabilizar a obra no antigo seminário. O prédio em que a Laurindo Formolo funcionou durante 30 anos foi desativado em 2021. Desde então, alunos estudam provisoriamente na estrutura do antigo Mutirão, no bairro Lourdes, alugada pelo Município.
A Prefeitura realizou três licitações, todas sem interessados, para construir um novo prédio. Revés que acabou sendo considerado providencial pelo prefeito, pois o local escolhido será mais seguro para a comunidade escolar. A mudança beneficiará diretamente os bairros São Ciro e Serrano, que voltam a ter uma escola municipal na região, facilitando o acesso e transporte dos alunos, melhorando, nesse contexto, a vida das famílias.
Comunidade comemora inauguração
Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob) São Ciro, Pedro Jones Stedile, esta segunda-feira foi um dia de muita alegria para toda a comunidade. “Um sonho realizado. Trata-se de uma área pública que toda a comunidade terá acesso, todos poderão ocupar, será uma área de lazer e de educação”, resumiu o líder comunitário.
Representante da família do patrono da escola, a ex-vice-prefeita e ex-deputada estadual Marisa Formolo disse também estar emocionada por ser professora e participar do ato. “O comprometimento da minha família com a educação não é de hoje. O gesto da atual administração é de quem tem comprometimento com a mudança do mundo, a mudança de uma comunidade, uma mudança que passa pela educação”, afirmou Marisa.
A diretora da escola, Jaciara Ivone Viesser Bosi, afirmou que toda a comunidade educativa deveria ter um espaço privilegiado. “Falo isso porque é com educação e saúde que teremos crianças saudáveis e promissoras”, pontuou, agradecendo ao prefeito Adiló e o parabenizando por ter cumprido uma promessa de campanha.
A entrega da sede própria da Escola Laurindo Luiz Formolo à comunidade cumpre a meta prevista no Plano Plurianual 2021-2024 e também a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023.